Brasil se Consolida como Líder em Games na AL: Crescimento de 15% e Foco em Esports
- Cauã Costa
- 23 de out. de 2025
- 1 min de leitura

O Brasil mantém sua posição de destaque como o maior mercado de games da América Latina, com uma projeção de faturamento anual que se aproxima de US$ 2,3 bilhões. O crescimento do setor, estimado em 15% para o próximo ano, é sustentado majoritariamente pelo Mobile Gaming, que representa cerca de 60% da receita total. Cerca de 75% da população com acesso à internet no país consome algum tipo de jogo eletrônico.
A consolidação do mercado de Esports é outro fator crucial. Ligas profissionais de jogos como League of Legends (CBLOL) e Counter-Strike movimentam milhões em patrocínios. Empresas não endêmicas (como bancos, operadoras de telecomunicações e grandes varejistas) têm investido pesado em equipes e eventos, validando o Esports como um veículo de marketing de alto engajamento.
Paralelamente, a Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames) reporta um crescimento no número de estúdios independentes, que estão focando em nichos de mercado e em jogos com narrativas tipicamente brasileiras, buscando exportar seus títulos e diversificar a matriz econômica do entretenimento.





