top of page

Uso de IA em contratações ajuda Libbs equalizar oportunidades e conhecer pontos fortes de candidatos


ree

Agosto de 2025 – A Libbs, farmacêutica 100% brasileira, está utilizando inteligência artificial como aliada em seu processo seletivo para reforçar a busca por profissionais alinhados ao seu propósito e cultura. A ferramenta, chamada de Lis, realiza entrevistas por voz de cerca de 15 minutos com cada candidato, avaliando questões que podem não estar no currículo, como o conhecimento sobre saúde e sobre a empresa, aspectos comportamentais, como comunicação, e pontos de desenvolvimento.


Com perguntas pré-definidas, a Lis conduz um bate-papo com os candidatos, gerando ao final um relatório detalhado e um score de avaliação que embasa a análise da equipe de recrutamento e seleção. “A IA permite ir além do currículo, ajudando a identificar pontos fortes e aspectos a desenvolver, além de reduzir o viés inconsciente do processo seletivo, garantindo que todos os candidatos tenham as mesmas chances”, afirma Elaine Lira, gerente de Desenvolvimento de Talentos da Libbs. 

A farmacêutica destaca que a inteligência artificial não toma a decisão final: ela atua como uma etapa inicial para triagem em processos que, muitas vezes, chegam a ter mais de 2 mil inscritos por vaga, otimizando tempo e foco dos gestores, permitindo que mais candidatos participem do processo, além de formar um banco de talentos para oportunidades futuras. Os candidatos aprovados avançam para entrevistas, em que recebem avaliação prática e são entrevistados por diferentes gestores, fortalecendo a escolha de profissionais que compartilhem dos valores e da cultura Libbs.

“Independentemente do uso da IA, é importante que o candidato estude sobre a empresa e sobre a vaga, avaliando se tem identificação com a cultura organizacional. A transparência, a objetividade e o destaque da individualidade do candidato continuam sendo essenciais em qualquer processo seletivo”, completa Elaine Lira.

Ainda de acordo com a empresa, a inovação pode e deve ser uma ferramenta aliada para atrair, desenvolver e reter talentos, sem deixar de lado o cuidado humano e genuíno com pessoas e apoiando a jornada destes profissionais dentro da indústria farmacêutica.

Na rotina dos RHs: O uso da inteligência artificial já faz parte da rotina dos profissionais de RH no Brasil. Segundo levantamento HR Tech brasileira, da Sólides, em parceria com a Offerwise, sete em cada dez profissionais de Recursos Humanos e Departamento Pessoal utilizam ferramentas de IA em suas atividades diárias, e 80% deles relatam ganhos concretos de eficiência e qualidade nos processos.



bottom of page