Google testa alerta contra golpes durante chamadas em parceria com Itaú Unibanco
- edufribeiro07
- há 3 dias
- 1 min de leitura

O Google anunciou o lançamento de um programa-piloto no Brasil para reforçar a segurança dos usuários de dispositivos Android contra fraudes financeiras, em uma parceria com o banco Itaú. A novidade consiste em exibir um alerta de segurança na tela quando o usuário, durante uma chamada telefônica ou de vídeo com alguém fora de sua lista de contatos, abrir o app de seu banco ou a carteira digital do Google.
Segundo o anúncio, o recurso já está em fase de testes no Brasil, e será inicialmente limitado ao app do Itaú e à Carteira do Google no Android. O alerta inclui a opção de encerrar a chamada ou interromper o compartilhamento da tela com apenas um toque uma medida que visa interromper fraudes como aquela em que o golpista induz a vítima a instalar programas de acesso remoto e entregar controle do aparelho.
A prática de solicitar que a vítima abra o aplicativo bancário ou compartilhe a tela durante a chamada é identificada pelas autoridades como uma das formas mais frequentes de golpe no país. Com isso, a iniciativa reforça a necessidade de mecanismos de proteção adicionais em ambientes digitais especialmente vulneráveis.
Essa estratégia tende a trazer benefícios concretos para os usuários ao tornar mais visível o risco e dar ao usuário uma ação imediata de interrupção da atividade suspeita. No contexto mais amplo, a parceria entre uma grande empresa de tecnologia e um banco reforça a tendência de colaboração entre setores para elevar a segurança financeira digital.





