Um guia realista para melhorar sua alimentação
- Gabriele Galvão
- há 20 horas
- 2 min de leitura

Nutricionista explica como escolhas simples fazem diferença na rotina alimentar. Foto de divulgação.
Adotar uma alimentação mais saudável não deve ser sinônimo de dietas restritivas ou mudanças radicais. A nutricionista Milla Cordeiro Amarante, parceira da Trela, mercado online para uma vida mais saudável, destaca que pequenas substituições no dia a dia podem trazer grandes benefícios para a saúde e o bem-estar.
Para mostrar como isso funciona na prática, a nutri dá dicas de trocas simples que fazem diferença real na rotina. O achocolatado tradicional pode ter até 80% de açúcar na composição. Substituí-lo por cacau em pó não adoçado é uma forma simples de manter o sabor e reduzir o consumo de açúcar. “Além de ser mais saudável, o cacau puro é um alimento integral que preserva seus nutrientes e propriedades antioxidantes. Para facilitar a transição de paladar do achocolatado tradicional, mais doce, para o sabor naturalmente amargo do cacau, uma dica é misturar o cacau com alguma fruta de paladar adocicado como a banana ou adoçá-lo em casa com mel ou outro adoçante natural como stévia, eritritol ou xilitol. Assim, é possível reduzir o costume ao sabor excessivamente doce ao qual nos habituamos com o consumo de ultraprocessados como os achocolatados”, diz Milla.
Muitos cereais matinais industrializados têm como principal ingrediente o açúcar, e ainda são cheios de corantes e com poucos nutrientes. “Granola feita só com aveia e uva-passa já ficou no passado. Na Trela, temos opções deliciosas, com uma misturas ricas de cereais, especiarias, frutas secas e castanhas. Além de gostosas, são fontes de micronutrientes importantes, uma forma inteligente de transformar calorias vazias em uma refeição nutritiva”, aponta Milla.
As massas feitas com leguminosas são fontes de proteína e fibras, ideais para quem busca uma refeição mais completa sem perder a praticidade. “Além de serem opções acessíveis para quem têm restrições ao glúten, as massas de grão-de-bico e ervilha mantêm similaridade em sabor e textura, oferecendo mais proteínas e fibras, o que aumenta a saciedade e deixa a refeição mais nutritiva. Em alguns casos essas massas também podem ser uma boa alternativa para dietas de controle de carboidratos e de calorias, por oferecerem versões reduzidas em ambos”, pontua a especialista.
Diminuir o consumo de refrigerantes é uma mudança importante para quem busca mais saúde. “Reduzir o consumo de açúcares, corantes e aditivos dos refrigerantes já é um ótimo passo. E se a ideia é manter aquela sensação do gás, bebidas naturalmente fermentadas e gaseificadas, como o kombucha, preservam a sensação de bebida com sabor e ainda fazem super bem para o intestino. Mas se o paladar ainda não se acostumou com o perfil do kombucha, um chá gelado de boa qualidade não tem erro”, comenta Milla.