top of page

Servidores da Saeb apreendem técnicas de respiração, ritmo, articulação e conexão da voz

ree


“Para nós que exercemos o papel de liderança, é de suma importância melhorar nossa dicção e falar de forma adequada com as pessoas, além de saber se portar e se expressar bem durante entrevistas”, declarou a Superintendente de Recursos Logísticos, Geisiane Magalhães, hoje (10/12) pela manhã, durante o curso O Poder da Voz: comunicação estratégica para coordenadores, com a especialista em performance vocal e comunicação profissional, ministrado pela comunicadora Dina Rachid, na Secretaria da Administração do Estado, no Centro Administrativo da Bahia.


Durante cinco horas de imersão dinâmica, com exercícios vivenciais, interação guiada e ferramentas aplicáveis ao dia a dia na gestão e atendimento do serviço público, os participantes aprenderam técnicas práticas de respiração, ritmo, articulação e conexão integrando princípios de comunicação não violenta, presença intenção e liderança pela voz. “Uma experiência e aprendizado maravilhosos, que nos ajudaram a se postar, se autoconhecer e se autodirecionar perante o outro, principalmente, com relação à altura de voz, postura e entonação que fazem toda a direção na comunicação”, afirmou Andrea Pires, que trabalha na coordenação de atualizações e licitação, acrescentando que, é a partir do autoconhecimento, que a pessoa que se reconhece e terá uma conduta e postura com o outro mais verdadeira.


O superintendente de patrimônio, Hemerson Guimarães parabenizou a iniciativa e Dina Rachid pela leveza que transmitiu o conteúdo da capacitação. “No início estava um pouco tenso, porque tenho dificuldade para me expressar em público e sou muito tímido, mas ela tem o dom de deixar as coisas mais leves e a pessoa vontade, facilitando o aprendizado”, declarou, destacando a importância, de se colocar em prática as técnicas ensinadas na vivência. “Aplicando os exercícios conseguimos fazer com que a conectividade com o outro flua melhor, através da voz”, afirmou.


Durante o treinamento, os participantes aprenderam a usar o Método RACHID que trabalha seis pilares fundamentais da comunicação: Ritmo, Articulação, Conexão, Harmonia, Intenção e Direção. “Nunca tinha pensado sobre como a minha voz é extremamente importante no desenvolvimento do meu trabalho. A gente faz muitos cursos de capacitação profissional, mas não tinha dimensão de como é válido saber usar nossa voz com postura”, garantiu a diretora de Suporte e Logística, Tatiana Amorim, enfatizando que, “o curso é fantástico, principalmente, para nós que somos servidores e temos que, direta ou indiretamente, lidar com o público e falar e se relacionar precisamos fazer com que nossa voz chegue às pessoas”.

 
 
bottom of page