Servidoras da Saeb ativam o poder da voz com Dina Rachid
- Gabriele Galvão
- 28 de out.
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de out.

Foto: Nancy Chagas
Aproximadamente cem servidoras da Secretaria de Administração do Estado da Bahia participaram na manhã desta terça-feira (28/10) do Curso O Poder da Voz comandado pela comunicadora Dina Rachid, com a participação especial da fisioterapeuta pélvica e gerontóloga Andréa Costa. Além de ativarem o poder de suas vozes as participantes também foram alertadas sobre a importância do cuidado contínuo com o corpo.
No mês de movimento internacional de conscientização sobre a importância da prevenção da saúde da mulher em geral, além de apresentar seu exclusivo Método RACHID que trabalha seis pilares fundamentais da comunicação: Ritmo, Articulação, Conexão, Harmonia, Intenção e Direção durante a capacitação, a comunicadora Dina Rachid também ressaltou a importância do autocuidado contínuo ao longo do ano. “Temos que cuidar da nossa voz e do nosso corpo também. Somos maravilhosas e precisamos estar fortalecidas e saudáveis", explicou a radialista.
Durante 3 horas, as servidoras participaram de exercícios práticos, dinâmicas em grupo, estímulos sensoriais e momentos de escuta ativa e fala com propósito. “As habilidades verbal e não verbal de nos comunicar de forma potencializada é que garante nos posicionarmos com verdade, clareza e autoridade. Precisamos usar a nossa voz com uma melhor fluidez e pronúncia para que o receptor nos entenda e compreenda de maneira eficaz”, afirmou Rachid.
A servidora Sandra Lais falou que aprendeu a se conectar melhor com ela mesma no curso. “Nossa valorização também se manifesta quando priorizamos as nossas necessidades e bem-estar. Dina nos ajuda a despertar o olhar para o nosso eu no processo diário. Não só cuidar apenas da nossa voz, mas fazer conexões com ela”, disse. Já a servidora Débora Moreira destacou a importância de ouvir sua voz. “Não tinha noção de quão potente é a minha voz. Precisamos nos ouvir mais para saber como somos extraordinárias”, enfatizou.
Andréa Costa alertou as servidoras sobre a importância da saúde pélvica feminina. “A prática regular de exercícios que fortalecem o assoalho pélvico é essencial para fortalecer a pelve feminina, além de trazer benefícios saudáveis par a região íntima”, disse, observando que as mulheres precisam estar alertas para os sinais do corpo, não apenas no Outubro Rosa, mas durante todo o ano. “O trabalho na prevenção é mais eficaz, do que na parte curativa”, alertou.





