top of page

Salvador recebe turnê De Umbigo a Umbigo com Yayá Massemba e Verônica Mucuna

Turnê “De Umbigo a Umbigo” com Yayá Massemba terá participação de Verônica Mucuna. Foto de divulgação.
Turnê “De Umbigo a Umbigo” com Yayá Massemba terá participação de Verônica Mucuna. Foto de divulgação.

Neste domingo (17/8), a Casa da Música, em Itapuã, será palco do encerramento da turnê “De Umbigo a Umbigo”, espetáculo da banda feminina Yayá Massemba que celebra o samba ancestral e a força das mulheres na cultura popular baiana. A programação gratuita começa às 10h, com a oficina “Mulheres na Roda: raízes do samba da Bahia”, e segue às 19h com o show que recebe como convidada especial a cantora e dançarina Verônica Mucuna.


Criada em 2018 no Vale do Capão, a Yayá Massemba é formada por Aline Silveira (percussão e voz), Ana Tomich (violão e voz), Edy Albuquerque (percussão), Ive Farias (voz e surdo), Keilla Calmon (pandeiro) e Priscilla Oliveira (cavaquinho e voz). O grupo apresenta uma sonoridade marcada pelo samba de roda do Recôncavo, incorporando elementos da capoeira, do candomblé e de outras tradições afro-brasileiras, sempre com protagonismo feminino e diálogo entre gerações.


O espetáculo mistura composições autorais e releituras do samba tradicional, intercalando música, poesia e dança. O nome “De Umbigo a Umbigo” remete à umbigada, gesto simbólico de continuidade e transmissão cultural, enquanto “Yayá” (do Yorubá) significa “mãe” e “Massemba” (do Kimbundu) expressa conexão e movimento coletivo.


A oficina da manhã é aberta ao público e propõe uma vivência prática do samba de roda, explorando cantos responsoriais, ritmos percussivos e a presença das mulheres na preservação dessa manifestação reconhecida como patrimônio imaterial afro-brasileiro.O projeto foi contemplado pelos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia, com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, via PNAB, com recursos do Ministério da Cultura – Governo Federal.


 
 
bottom of page