Kits Produtivos fortalecem a agricultura familiar e beneficiam 40 mil famílias na Bahia
- Fernando Junior
- 8 de jan.
- 1 min de leitura

A entrega de Kits Produtivos vem ampliando as condições de trabalho, o acesso a equipamentos e o uso de novas tecnologias na agricultura familiar baiana. A iniciativa é resultado da parceria entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural, vinculadas à Secretaria de Desenvolvimento Rural, e 25 consórcios públicos intermunicipais.
As ações alcançam cerca de 40 mil famílias, fortalecendo sistemas produtivos como leite, mel, mandioca, cacau, café, horticultura, fruticultura, ovinos, caprinos e galinha caipira, com foco no aumento da produção, da produtividade e da geração de renda em diversos municípios do estado.
Um exemplo é o da agricultora Daniela de Jesus Nascimento, do Assentamento Terra Prometida, em Nova Soure. Beneficiada com dez colmeias completas, equipamentos, indumentária e assistência técnica, ela relata que o projeto possibilitou o início da atividade apícola e a criação de uma associação local, que hoje produz mel, hidromel, mel desidratado, mel cremoso, mel em favo e própolis.
No Semiárido Baiano, por meio do Consórcio Intermunicipal do Semiárido Nordeste II, foram distribuídos 3.300 kits de apicultura, qualificando a atividade e ampliando oportunidades de geração de renda. Já pelo Consórcio Alto Sertão, foram instalados galinheiros rústicos, com entrega de estrutura, ração, pintainhas e assistência técnica, fortalecendo a produção de ovos para consumo e comercialização local.
Os investimentos incluem ainda a distribuição de motocicletas, tablets para assistência técnica, tanques de resfriamento de leite, máquinas forrageiras, kits de irrigação e outros equipamentos. Além disso, a iniciativa integra assistência técnica e extensão rural, fomento à produção, acesso ao crédito, regularização fundiária e ambiental e ações de comercialização, potencializando os sistemas produtivos locais.





