Evento da agricultura familiar inova com compostagem de resíduos orgânicos na capital
- Fernando Junior
- há 5 dias
- 2 min de leitura

A 16ª edição da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária vai promover, pela primeira vez, a coleta seletiva para compostagem de resíduos orgânicos. A iniciativa amplia as ações de sustentabilidade do evento, que será realizado de 10 a 14 de dezembro, no Parque Costa Azul, em Salvador. Até então, apenas os resíduos sólidos recicláveis eram coletados de forma seletiva.
O processo de gerenciamento ocorrerá nos locais de origem, especialmente nas áreas de alimentação, com recipientes identificados disponibilizados para o descarte adequado. Joilson Santana, integrante da coordenação executiva do Centro de Arte e Meio Ambiente (CAMA), organização social parceira da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, explicou que o material será recolhido diariamente e enviado para compostagem realizada pela Cooperativa de Reciclagem e Compostagem da Costa dos Coqueiros (Verdecoop), localizada em Entre Rios.
A ação busca ampliar o destino ambientalmente adequado dos resíduos durante o grande evento, evitando o envio a aterros sanitários, reduzindo impactos ambientais e valorizando o trabalho de catadores e catadoras de materiais recicláveis. O projeto "Nossa Feira Tem Coleta Seletiva Solidária", que chega à sua 3ª edição, integra o CAMA, 12 associações e cooperativas de catadores, além de profissionais autônomos, fortalecendo a inclusão socioeconômica e a gestão sustentável.
A operação será coordenada a partir da Central da Coleta Seletiva Solidária, instalada na própria feira. O espaço funcionará como ponto estratégico de triagem e armazenamento temporário, além de área de promoção de produtos e práticas sustentáveis. Também serão realizadas ações socioambientais de sensibilização ao público sobre a importância da coleta seletiva e o trabalho dos catadores.
Para a gestão dos resíduos coletados, será utilizado o aplicativo RcyclaÊ, desenvolvido pelo CAMA com apoio do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, gerando o Reciclômetro e os Eco Indicadores do projeto. A feira, realizada pelo Governo do Estado através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e da CAR, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e a UNICAFES Bahia, deve reunir milhares de visitantes e mais de seis mil produtos dos 27 Territórios de Identidade da Bahia.





