top of page

Comunicação assertiva de segurança

Foto: Gabriele Galvão
Foto: Gabriele Galvão

As habilidades de nos comunicar de forma potencializada que dão sentido à mensagem. A afirmação foi feita pela comunicadora Dina Rachid, ontem à tarde, em visita ao Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). Na ocasião, ela e o comandante-geral da instituição, o coronel BM Aloísio Mascarenhas Fernandes conversaram sobre a valia da transmissão de informação coesa e assertiva nos assuntos que envolvem o combate a incêndios, resgate de pessoas e bens, e o desenvolvimento de atividades educativas e de defesa civil.


“Nossa missão principal é a proteção da vida, do patrimônio e do meio ambiente, mas nossas ações vão além do combate a incêndios com ações que abrangem uma ampla gama de serviços essenciais, por isso precisamos ter uma comunicação eficaz, clara e imediata com o público”, explicou o comandante, contando que, as operações do Corpo de Bombeiros envolvem busca e salvamento de pessoas e animais em diversas situações de risco, como em matas ou áreas de difícil acesso, desabamentos, acidentes em altura, desmoronamentos e afogamentos. “A comunicação é o processo de troca de informações fundamental para o compartilhamento de conhecimento, explicação sobre prevenção de acidentes e segurança contra incêndios”, afirmou.


A comunicadora explicou que, a comunicação envolve compreensão e expressão. “É necessário despertar a confiança e o protagonismo de cada um, através da fala consciente e assertiva. É dessa forma que aprendemos a nos posicionar com verdade, clareza e autoridade”, garantiu, compartilhando as ferramentas de comunicação usadas ao longo de mais de 40 anos de carreira e o Método RACHID, desenvolvido por ela. “Cada letra do nome representa um pilar essencial para liberar o potencial de quem precisa usar a voz como instrumento de trabalho e expressão. O R de ritmo e respiração, A de articulação, C de conexão, H de harmonia, I de intenção e D de direção”, explicou a comunicadora.


Também participaram do encontro a tente-coronel Lutiane Mattos, a administradora Nanci Chagas e a equipe de comunicação da instituição.


 
 
bottom of page