top of page

Brasil envia insumos médicos para garantir hemodiálise a pacientes na Venezuela

Um avião venezuelano chegará ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, na manhã desta sexta-feira (9), para recolher 40 toneladas de insumos médicos destinados à garantia do tratamento de hemodiálise de aproximadamente 16 mil pacientes na Venezuela. Medicamentos, soluções fisiológicas e outros materiais foram reunidos pelo Governo do Brasil com o apoio de hospitais universitários federais públicos e hospitais filantrópicos que atendem o Sistema Único de Saúde.


A mobilização é coordenada pela Organização Pan-Americana da Saúde e integra um esforço mais amplo de cooperação internacional em saúde. Ao todo, 300 toneladas de produtos foram reunidas para auxiliar pacientes venezuelanos que dependem do tratamento contínuo de hemodiálise.


Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a iniciativa é fundamentada no princípio da solidariedade sanitária entre países vizinhos. Ele ressaltou que a cooperação é essencial para evitar um colapso no tratamento de pacientes renais crônicos e destacou que as doações não comprometem, em nenhuma medida, o atendimento de cerca de 170 mil brasileiros que realizam hemodiálise pelo SUS.


O ministro também lembrou o apoio prestado pela Venezuela ao Brasil durante a pandemia da Covid-19, quando o país enviou oxigênio para atender pacientes em Manaus, reforçando o caráter de reciprocidade da ação atual.


Paralelamente, o Governo do Brasil enviou uma equipe da Força Nacional do SUS para avaliar estruturas de saúde, disponibilidade de profissionais, vacinas e insumos em Roraima, estado que faz fronteira com a Venezuela. A ação envolve equipes especializadas para reduzir impactos no sistema de saúde brasileiro.


Desde 2025, a Operação Acolhida passou a ser integralmente assumida pelo Ministério da Saúde. Com a implantação do Projeto Saúde nas Fronteiras, equipes multiprofissionais atuam de forma permanente em abrigos e áreas de acolhimento em Pacaraima e Boa Vista, oferecendo atendimento médico, apoio psicossocial, ações de imunização e acompanhamento contínuo da população migrante.

bottom of page