Advogadas fortalecem laços na classe
- Gabriele Galvão
- 5 de nov.
- 2 min de leitura

Com o objetivo de promover conexão e troca de experiências, dezenas de advogadas participaram ontem (04/11) à noite, do Jantar das Advogadas, no Hotel Intercity, em Salvador. O evento que está na sua terceira edição contou com palestras das empresárias Dulce Mariano e Caroline Ochsendorf, além de um desfile de moda feminina promovido pela Soleil.
Comandado pelas advogadas Silvia Ibalo, Hosana Cardoso e Marjorie Mendonça, com o propósito de unir mulheres que acreditam que o sucesso é ainda mais forte quando compartilhado, o jantar valorizou a atuação da advocacia baiana, enalteceu o empoderamento feminino e promoveu o networking dentro da área jurídica. “Celebramos o poder e a excelência feminina na advocacia e ajudamos colegas a fazerem conexão e negócios jurídicos”, explicou Silvia Ibalo.
Segundo ela, a advocacia precisa ser vivida. “Lá dentro do escritório, no ar condicionado, é muito legal, mas a gente não vê a história de quem precisa. Eu trabalho no interior do estado e na capital, e é no interior, que eu consigo ver mulheres invisíveis, mulheres que não estão nas estatísticas, sequer têm documentos, por isso a gente precisa ser criativo, ter os causos, sentar-se nessas beiradas e ouvir histórias para poder transformar ela para o juízo”, explicou, acrescentando que, a partir do momento em que o direito vive, se entende que o direito é técnica aliada a um consenso de uma verdade que emana de uma dinâmica social.
Já Hosana Cardoso destacou a valorização profissional. “Cada petição carrega o tempo que a gente deixou de estar com a família. Cada processo, guardar a paciência de quem insiste no que é certo. Cada causa vencida tem o preço de tudo que a gente já perdeu e por isso, valorizar o próprio trabalho não é luxo, é justiça, a primeira que a gente precisa praticar”, observou ainda que, advogar é lutar pelo direito do outro, mas também é lutar pelo direito de ser valorizada porque valorizar o próprio trabalho não é arrogância, é consciência.
Marjorie Mendonça afirmou muitas advogadas saíram do evento modificadas. “Elas fizeram um networking potente com insigths poderosos para o dia a dia em todas as áreas jurídicas. Não existe receita de fórmula mágica, o que fazemos aqui construir juntas uma advocacia melhor para todos”, afirmou. Para a vereadora Roberta Caires também presente no evento, o diálogo e o fortalecimento de laços são essenciais para a conexão de mulheres potentes e cheias de conhecimentos.
A criminalista Ingrid Simões parabenizou a iniciativa que a oportunizou várias parcerias e ótimas ideias para seu trabalho. “É um momento especial de interação com colegas de outras áreas que com certeza nos auxiliará em alguma eventual necessidade”, disse. Para a advogada Débora Abreu a oportunidade de trocar experiência é primordial, pois a advocacia é vivida todos os dias com perseverança para servir à sociedade com excelência. “Mulheres se concentrando para viver o propósito juntas. Pode parecer clichê, mas juntas somos mais fortes”, declarou.





