top of page

Wine Brasil Music une vinho, cultura e arte em Salvador

Wine Brasil Music
Wine Brasil Music

Um encontro entre vinho, cultura e arte. Este é o cenário do Wine Brasil Music (WBM), que acontece entre os dias 20 e 24 de agosto, no Centro Histórico de Salvador. O festival reúne mais de 400 rótulos de vinhos de oito estados brasileiros e 15 países com programação voltada à enogastronomia, formação profissional, cultura e negócios.


A feira busca posicionar Salvador como referência no setor vitivinícola no Nordeste, reunindo profissionais, produtores, importadores, sommeliers e o público geral em uma programação diversificada, com degustações, música ao vivo, palestras, masterclasses e networking com marcas e especialistas do setor. “Mais que um festival, pois celebra a conexão entre o vinho e múltiplas linguagens culturais: da música ao cinema, do chocolate ao charuto, da alta gastronomia às histórias que unem tradição e inovação”, afirma o curador do evento, Elivam Assunção.


A programação contempla jantares exclusivos, experiências imersivas, degustações, harmonizações inusitadas e masterclasses dirigidas por grandes nomes do mundo do vinho. “É um convite à descoberta de novos olhares, aromas e sabores, valorizando a produção nacional e internacional”, ressalta Assunção, acrescentando que, o WBM se consolida como um palco de encontro entre pessoas, culturas e sensações, traduzindo em cada detalhe a riqueza de vivências que o vinho é capaz de proporcionar no coração de Salvador, em um cenário que une sofisticação e experiência sensorial.


A escolha de Salvador é estratégica, de acordo dados da Ideal Consulting (2024), a região Nordeste representa mais de 10% do consumo nacional de vinhos. A feira destaca ainda a produção de regiões como o Vale do São Francisco (PE/BA), Chapada Diamantina (BA), Serra Gaúcha (RS), Planalto Catarinense (SC), Goiás, Minas Gerais e Rio Grande do Norte, valorizando tanto vinícolas premiadas quanto pequenos produtores.


Durante o Wine Brasil Music, a Abrasel vai realizar um encontro com seus diretores das regiões Nordeste e Centro-Oeste, buscando atrair restaurantes de excelência para que sejam os pioneiros na promoção do vinho nacional. “Também acontecerão reuniões com produtores e entidades do setor, para desenvolver estratégias que permitam aos vinhos brasileiros ocupar posição de destaque nas cartas dos melhores restaurantes do país”, explica Leandro Menezes, presidente da Abrasel.

 
 
bottom of page