Wine Brasil Music une vinho, cultura e arte em Salvador
- Gabriele Galvão
- 21 de ago.
- 2 min de leitura

Um encontro entre vinho, cultura e arte. Este é o cenário do Wine Brasil Music (WBM), que acontece entre os dias 20 e 24 de agosto, no Centro Histórico de Salvador. O festival reúne mais de 400 rótulos de vinhos de oito estados brasileiros e 15 países com programação voltada à enogastronomia, formação profissional, cultura e negócios.
A feira busca posicionar Salvador como referência no setor vitivinícola no Nordeste, reunindo profissionais, produtores, importadores, sommeliers e o público geral em uma programação diversificada, com degustações, música ao vivo, palestras, masterclasses e networking com marcas e especialistas do setor. “Mais que um festival, pois celebra a conexão entre o vinho e múltiplas linguagens culturais: da música ao cinema, do chocolate ao charuto, da alta gastronomia às histórias que unem tradição e inovação”, afirma o curador do evento, Elivam Assunção.
A programação contempla jantares exclusivos, experiências imersivas, degustações, harmonizações inusitadas e masterclasses dirigidas por grandes nomes do mundo do vinho. “É um convite à descoberta de novos olhares, aromas e sabores, valorizando a produção nacional e internacional”, ressalta Assunção, acrescentando que, o WBM se consolida como um palco de encontro entre pessoas, culturas e sensações, traduzindo em cada detalhe a riqueza de vivências que o vinho é capaz de proporcionar no coração de Salvador, em um cenário que une sofisticação e experiência sensorial.
A escolha de Salvador é estratégica, de acordo dados da Ideal Consulting (2024), a região Nordeste representa mais de 10% do consumo nacional de vinhos. A feira destaca ainda a produção de regiões como o Vale do São Francisco (PE/BA), Chapada Diamantina (BA), Serra Gaúcha (RS), Planalto Catarinense (SC), Goiás, Minas Gerais e Rio Grande do Norte, valorizando tanto vinícolas premiadas quanto pequenos produtores.
Durante o Wine Brasil Music, a Abrasel vai realizar um encontro com seus diretores das regiões Nordeste e Centro-Oeste, buscando atrair restaurantes de excelência para que sejam os pioneiros na promoção do vinho nacional. “Também acontecerão reuniões com produtores e entidades do setor, para desenvolver estratégias que permitam aos vinhos brasileiros ocupar posição de destaque nas cartas dos melhores restaurantes do país”, explica Leandro Menezes, presidente da Abrasel.





