top of page

Turismo Internacional Supera Níveis Pré-Pandemia e Gera US$ 1,6 Trilhão em Receitas Globais


O turismo internacional alcançou em 2025 um marco histórico, registrando 1,5 bilhão de chegadas globais e movimentando US$ 1,6 trilhão em receitas, segundo o novo relatório da Organização Mundial do Turismo (OMT). O desempenho representa 105% dos níveis de 2019, consolidando a recuperação total do setor após a pandemia.


Os principais destinos foram Europa, Américas e Sudeste Asiático, mas com América Latina emergindo como uma das regiões de crescimento mais acelerado, especialmente por causa de políticas de incentivo à conectividade aérea e à digitalização de vistos.


Entre os países que mais cresceram em visitantes estão Brasil (+19%), Portugal (+15%), Japão (+22%) e Arábia Saudita (+28%), esta última impulsionada por investimentos bilionários em megaprojetos turísticos, como o NEOM, na região do Mar Vermelho.


O relatório destaca também a transformação do perfil do turista internacional: viajantes da geração Z e millennials priorizam experiências autênticas e viagens de menor impacto ambiental, impulsionando o avanço do turismo regenerativo — modelo em que a presença do visitante contribui para a conservação e o desenvolvimento social local.


De acordo com a secretária-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, “o turismo global não apenas se recuperou, mas se reinventou, tornando-se mais responsável, digital e descentralizado”.

bottom of page