Tessa Pisconti celebra lançamento do livro Tatuapara
- Gabriele Galvão
- há 1 hora
- 2 min de leitura

A escritora Tessa Pisconti lança, no dia 13 de dezembro, às 17h, no Hotel Via dos Corais, na Praia do Forte, o seu quinto livro, intitulado Tatuapara. Trata-se de uma coletânea de contos que mergulha no universo da antiga vila de pescadores de Mata de São João (BA), terra natal da autora. Com 104 páginas, a obra é publicada pela Editora Madrepérola, de Londrina (PR). O lançamento na própria vila, reforçando a conexão profunda entre Tessa, o território e sua cultura, e integra a programação do Festival Gastronômico Tempero no Forte, que será realizado entre os dias 11 e 21 de dezembro.
Poucos sabem, mas Tatuapara é um nome tupi, dado pelos povos originários a uma das enseadas da hoje badalada Praia do Forte, cujo significado é “tatu-bola”. Honrando essas raízes, Pisconti transformou em ficção as memórias colhidas em conversas com vizinhos, amigos e familiares. O resultado é um conjunto de “causos”, que retrata a vida simples de uma comunidade de pescadores e o cotidiano tranquilo de um povo que carrega a essência do lugar.
Universo literário vivo – Com linguagem sensível e imagética, os contos são fruto de relatos curiosos e fantásticos que percorrem ruas, praias e tradições, dando voz aos moradores, com lendas e acontecimentos que traduzem o charme nativo que habita até hoje a Praia do Forte. A autora convida o leitor a enxergar a localidade como um universo literário vivo, onde a beleza natural ganha emoção e humanidade. “Tatuapara reflete minha primeira referência literária: a oralidade. Na infância, em Praia do Forte, gênese da minha trajetória pessoal, fui nutrida pelas histórias contadas por minha avó, por meus pais, por vizinhos e familiares”, explica Tessa Pisconti. “Cada narrativa carregava em si um encanto que, ainda hoje, reverbera na minha escrita”, destaca.
Para a jornalista catarinense Roseméri Laurindo, que escreveu o prefácio da obra, “a literatura promove viagens, inclusive aquelas jamais sonhadas. E é nessa dimensão temperada de baianidade que me encontrei ao ler Tatuapara, livro que levará o leitor não somente a um vilarejo talvez desconhecido por alguns, mas também a um tempo ao qual só conseguimos acessar pelas memórias tatuaparenses de Tessa Pisconti”.
A premiada escritora Maria Valéria Rezende, uma das vozes mais respeitadas da literatura brasileira contemporânea, assina o blurb da contracapa de Tatuapara, reconhecendo na obra de Tessa Pisconti um sopro de esperança e renovação na narrativa literária. “Felizmente, a literatura não morreu e ainda podemos ter esperança de que a vida de todos nós — entrelaçando o que cada um vive com o que vivem os outros, os diferentes, neste e em outros mundos — volte a inspirar e formar os jovens. É isso que, além da qualidade e originalidade do texto narrativo, me faz aplaudir com entusiasmo o livro de Tessa e convidar a todos para esta viagem a Tatuapara!”, escreve Rezende.


