Terminais de Morro de São Paulo e Gamboa passam por obras de recuperação estrutural
- Fernando Junior
- 26 de dez. de 2025
- 2 min de leitura

Os terminais hidroviários de Morro de São Paulo e de Gamboa do Morro, no município de Cairu, estão passando por obras de recuperação estrutural para melhorar o conforto e a segurança de moradores e visitantes, especialmente durante a alta temporada de verão. Os serviços são executados pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), com investimento total de R$ 8,8 milhões.
Em Morro de São Paulo, a obra já alcançou 65% de execução. Atualmente, estão em andamento a restauração das vigas, das lajes de sustentação e das escadas do cais. A conclusão, inicialmente prevista para o segundo semestre de 2025, foi reprogramada para o primeiro semestre de 2026 devido ao intenso fluxo de passageiros no verão, mantendo a operação normal do terminal durante todo o período da obra.
Já o atracadouro de Gamboa do Morro está com 76% dos serviços concluídos e tem previsão de finalização até junho de 2026. A intervenção inclui a recuperação dos blocos das estacas, vigas, lajes estruturais e escadas, garantindo maior durabilidade e segurança da estrutura.
Os dois terminais são fundamentais para o desenvolvimento econômico da Costa do Dendê, região turística que recebe mais de 750 mil visitantes por ano, segundo a Secretaria de Turismo do Estado. Além de facilitar o deslocamento de pessoas, os atracadouros são essenciais para o transporte de mercadorias que abastecem hotéis, pousadas e restaurantes locais.
O secretário de Infraestrutura, Saulo Pontes, destacou que, desde janeiro de 2023, o Governo da Bahia já investiu mais de R$ 67 milhões em obras de atracadouros no estado. Ele ressaltou ainda que o terminal de Taperoá, também na Costa do Dendê, passa por requalificação e tem previsão de entrega em janeiro de 2026.





