top of page

Sora da OpenAI ganha funções de “personagens” reutilizáveis e montagem de clipes

ree

A OpenAI anunciou nesta quinta-feira uma atualização significativa no aplicativo de geração de vídeos Sora 2, acrescentando recursos que permitem aos usuários criar e reutilizar personagens-cameo ou seja, avatares de pessoas, animais, brinquedos ou ilustrações em múltiplos vídeos, e também usar a função de video stitching, que conecta vários clipes gerados para formar vídeos mais longos.


Esses novos personagens vêm com permissões personalizáveis: o usuário decide se o avatar é privado, compartilhado com seguidores ou público. É possível dar nome, identificar por tags e reutilizar instantaneamente em novos projetos, o que traz mais flexibilidade na criação de narrativas visuais dentro do Sora.


A função de montagem de clipes (stitching) permite combinar trechos de vídeos anteriores criando sequências contínuas ou narrativas mais longas o que expande o uso da ferramenta para além de vídeos curtíssimos e pontuais. A empresa também liberou que todos os usuários possam gerar vídeos de até 15 segundos, enquanto usuários Pro podem atingir 25 segundos, aumentando o escopo de criação.


Do ponto de vista de criadores de conteúdo e marketing digital, essas mudanças representam uma evolução relevante. Agora, é possível estabelecer personagens fixos, séries de vídeos com continuidade e personalização muito maior. Como destacado em guias de uso, ferramentas como “re-cut”, “remix” e “blend” já permitem refinar vídeos, e com o Sora 2 essas capacidades são integradas de forma mais eficiente.


Por outro lado, a expansão dessas funcionalidades também abre espaço para preocupações éticas e de direitos autorais. A OpenAI vem ajustando suas políticas para lidar com o uso de “cameos” e personagens com direito de imagem ou propriedade intelectual, sinalizando que haverá restrições e talvez compartilhamento de receita com detentores de direitos no futuro.


A novidade reforça que o vídeo gerado por IA está se tornando não apenas mais acessível, mas mais rico em possibilidades narrativas e colaborativas. Para quem trabalha com criação de conteúdo, produção digital ou marketing de influência, o Sora 2 já surge como uma poderosa ferramenta e para os usuários comuns, representa uma porta de entrada para a “filmagem” assistida por IA com poucos cliques.


bottom of page