Saúde e esperança marcam a 7ª edição do Ritual Omolu
- Gabriele Galvão
- 22 de ago.
- 1 min de leitura

Neste domingo (24/8), acontece a 7ª edição do "Ritual Omolu: Saúde e Esperança de Um Povo", uma ação calendarizada realizada pela Associação Mesa de Ogãs que faz referência ao Orixá Omolu e sua família em formato de carreata pelas ruas de Salvador. A carreata terá inicio às 07h30, com saída do Terreiro do Bogum (Praça de Mãe Runhó), passando por outros terreiros de Candomblé no Engenho Velho da Federação e Federação levando a mensagem da cultura de paz, combate ao racismo religioso, fortalecimento da fé e pedidos de saúde, haja vista que Omolu é tido como Orixá da cura.
A iniciativa surgiu no início do período pandêmico com objetivo principal de levar esperança aos Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro, quando estes estavam em um momento de medo e incertezas, logo, essa ação deu uma injeção de ânimo, teve boa aceitação e seguiu nos anos anteriores, atendendo diversas regiões de Salvador, Camaçari e Lauro de Freitas. Todo o percurso da carreata é acompanhado pelo Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, além dos veículos civis que seguem o ato.
A 7ª edição do Ritual "Omolu: Saúde e Esperança de Um Povo" é uma realização da Associação Mesa de Ogãs e conta com o apoio do Instituto do Patrimônio Cultural da Bahia - IPAC, Secretaria Estadual de Cultura- SECULT, Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Assistência Social - SEADES, Coletivo das Entidades Carnavalescas de Matriz Africana - ACEMA e Federação Nacional do Culto Afro Brasileiro - FENACAB, Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.





