top of page

Salvador recebe pré-estreia de Luiz Gonzaga - Légua Tirana

Cena do filme Luiz Gonzaga - Légua Tirana gravado na serra do Araripe. Foto de divulgação.
Cena do filme Luiz Gonzaga - Légua Tirana gravado na serra do Araripe. Foto de divulgação.

Dirigido por Diogo Fontes e Marcos Carvalho, o filme Luiz Gonzaga - Légua Tirana, chega aos cinemas de todo o Brasil em 21 de agosto. No entanto, a capital baiana poderá ver como Gonzaga transcendeu para a figura mitológica que é hoje, na pré-estreia que acontece hoje (14/8), às 19h30, no UCI Orient Shopping da Bahia com a presença os diretores e os interpretes de Luiz Gonzaga , para uma exibição especial do filme, seguida por uma apresentação musical dos sanfoneiros que levam o legado de artista nas telas de cinema e nos palcos.


Distribuído pela O2 Play, com patrocínio da Sungrow do Brasil e produção da Mont Serrat Filmes e Cinema no Interior, o longa-metragem conta com nomes como Luiz Carlos Vasconcelos, Cláudia Ohana, Tonico Pereira, Ivanildo Gomes Batoré (in memoriam), e Mestre Bule Bule. "Para nós, da Mont Serrat Filmes e do Instituto Cinema no Interior, Luiz Gonzaga – Légua Tirana é mais do que um filme: é um tributo vivo à força cultural do nosso povo, à memória de um artista que revolucionou a identidade musical brasileira e à potência das tradições e histórias contadas a partir do interior do país”, conta o diretor Marcos Carvalho, complentando que, com a Légua Tirana Tour, eles querem atravessar o Brasil levando essa celebração - não apenas por meio das pré-estreias, mas também através da música, do encontro e do diálogo com o público.


Luiz Gonzaga - Légua Tirana, um filme de origem, retrata a vida e obra do icônico Luiz Gonzaga do Nascimento, conhecido como o Rei do Baião, e mergulha na infância e adolescência do artista, explorando suas raízes em Exu, sertão nordestino, com ênfase nas suas bases familiares e nas figuras que o ajudaram a se tornar o grande artista que foi.


A narrativa das fases da vida do sanfoneiro reuniu vários intérpretes, a começar com o ator Kayro Oliveira, que o representou no período da infância, quando teve os primeiros contatos com a sanfona. Wellington Lugo, ator do povoado Cacimbas, zona rural de Exu, vive no filme os anos da adolescência. Chambinho do Acordeon, os da fase adulta, sendo esta a segunda vez que ele dá vida a Gonzaga nas telas de cinema. Joquinha Gonzaga, sobrinho de Luiz Gonzaga, que o interpreta durante seu encantamento.


O longa transcende a simples biografia ao mergulhar nas paisagens, ritmos e sonoridades que influenciaram a formação de Luiz Gonzaga. As gravações aconteceram na Chapada do Araripe, divisa dos estados de Pernambuco e Ceará. Os cenários foram escolhidos expressamente para reforçar a relação do filme com as paisagens e tradições sertanejas. Mais do que uma reconstituição histórica, o filme é uma celebração da diversidade cultural brasileira e do legado duradouro de um dos maiores artistas do país, cuja música continua a inspirar e unir pessoas de todas as origens.

 
 
bottom of page