Roda de Choro Batatinha se apresenta na Casa Rosa
- Gabriele Galvão
- há 11 horas
- 2 min de leitura

Roda de Choro Batatinha.
No próximo dia 24, às 20h, o projeto “Quinta da Casa” leva ao palco do Teatro Cambará a Roda de Choro Batatinha. Idealizado pela clarinetista Daniela Nátali, o grupo nasceu em 2023 do encontro entre amigos musicistas apaixonados por Choro. A inspiração vem de grandes mestres como Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Pixinguinha e Jacob do Bandolim, além dos chorões baianos do movimento Os Ingênuos, fundado em 1973 por nomes como Cacau do Pandeiro e Edson Sete Cordas. Com essa reverência, busca rememorar e fortalecer as contribuições histórico-musicais e culturais do Choro e do povo preto protagonistas na formação da identidade musical brasileira. O espaço tem acessibilidade arquitetônica e o evento terá tradução em Libras.
O Choro – também chamado de Chorinho – é reconhecido como a primeira manifestação musical genuinamente brasileira, surgido no final do século XIX, fruto da fusão entre elementos da música europeia e africana. Única na cidade, a Roda de Choro Batatinha é formada por musicistas de diferentes trajetórias: Daniela Nátali e Jarder Ryan (clarinetas), Tito Fukunaga e Leandro Tigrão (flautas), Nilton Azevedo (saxofone), Davi Brito (trompete), Dudu Reis (cavaquinho), Natan Drubi e Caio Brandão (violões 7 cordas), Ênio Bernardes, Tadeu Maciel e Rafael Bolota (percussão).
O grupo presta homenagem ao sambista que leva em seu nome e se consolidou como um espaço de celebração da música instrumental brasileira, movido pela força do afeto e da tradição, com encontros regulares no Batatinha Bar, no Centro de Salvador. As apresentações são um manifesto de valorização da cultura afro-brasileira e da música popular, ao mesmo tempo em que estimula a escuta das pluralidades sonoras do país, incentivando o público a conhecer e experienciar o Choro.
Comments