Prêmio celebra empresas e jovens que transformam mercado de trabalho baiano
- Gabriele Galvão
- 21 de ago.
- 2 min de leitura

Empresas e jovens que transformam e inspiram o mercado de trabalho baiano serão celebrados pelo Prêmio IEL de Talentos Bahia 2025, que será realizado no dia 29 de agosto (sexta-feira), às 15h, no Centro de Convenções, em Salvador, integrando a programação da Index, o maior evento da indústria da Bahia. Em sua 22ª edição, a premiação contou com 118 projetos inscritos, um recorde de participações nos últimos cinco anos, e reunirá 42 finalistas nas categorias IEL Estágio - Estágio Inovador, Estagiário Inovador, Educação Inovadora; Inova Talentos – Artigo Inovador e Projeto Inovador e Destaque Aprendizagem e Sistema S. Os ganhadores nas categorias Estágio e Inova Talentos vão disputar a etapa nacional, que acontece no Recife, Pernambuco, no dia 3 de dezembro.
Criado na Bahia em 2004, o Prêmio IEL de Talentos é uma iniciativa do IEL Bahia, instituição do Sistema Indústria responsável por programas de desenvolvimento profissional. A premiação reconhece a excelência em programas de estágio, aprendizagem e bolsas de inovação ao tempo em que fortalece a conexão entre talentos, instituições de ensino, empresas e o mercado de trabalho, impulsionando o desenvolvimento profissional de todos os envolvidos. De acordo com Edneide Lima, superintendente do IEL Bahia, o objetivo da premiação é promover um ambiente de incentivo às empresas para a inovação e boas práticas de estágio. “Ao contratar um estagiário, um jovem aprendiz ou um bolsista, a empresa tem a oportunidade de oxigenar seus processos e práticas com novas ideias, compartilhando boas práticas com este estudante ou profissional. O prêmio é um reconhecimento das iniciativas que, às vezes, parecem pequenas, mas promovem mudanças positivas e significativas nas empresas”, realça ela.
O Prêmio IEL de Talentos 2025 se consolida como um catalisador de inovação e desenvolvimento, estimulando ambientes corporativos a se preparar para os desafios contemporâneos e as novas tendências de mercado. Escassez de mão de obra qualificada, alta rotatividade e o descompasso entre formação e necessidades do mercado estão entre os principais entraves enfrentados pelas empresas brasileiras. Para o gerente de Carreiras do IEL Bahia, Afonso Almeida, qualificar jovens por meio de programas de estágio é fundamental tanto para suprir a escassez de mão de obra especializada quanto para garantir a retenção de talentos.
Segundo ele, as empresas devem inovar em sua gestão de pessoas, adotando práticas modernas, promovendo requalificação contínua e implementando processos ágeis que preparem os colaboradores para os desafios do mercado. Nesse contexto, o Prêmio IEL de Talentos se torna um aliado estratégico, pois, em uma era de inteligência artificial e tecnologias emergentes, reconhecer profissionais que aprendem, ensinam e lideram mudanças é crucial para o crescimento das organizações. “O Prêmio IEL de Talentos evidencia que programas de estágio, aprendizagem profissional e bolsas de inovação são investimentos estratégicos, que estimulam os talentos a inovar e desenvolver projetos, fortalecendo a mão de obra e ampliando a visão de futuro das empresas. Atração e retenção de talentos andam juntas, e para isso são necessárias ações consistentes e estratégicas”, afirma Afonso, ressaltando ainda que as instituições de ensino têm papel decisivo, ao preparar jovens com metodologias inovadoras e experiências práticas que os conectam às demandas reais do mercado.