Prêmio Bahia Sustentável 2026 abre inscrições
- Gabriele Galvão
- 8 de jan.
- 3 min de leitura

A Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema) abre, nesta sexta-feira (09/01), as inscrições para o Prêmio Bahia Sustentável 2026, uma das principais iniciativas do Governo do Estado voltadas ao reconhecimento, estímulo e valorização de projetos que promovem a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável no território baiano. O período de inscrição segue até o dia 02 de março, conforme edital disponível no site da Sema.
Instituído pelo Decreto Estadual nº 14.225/2012 e financiado com recursos do Fundo de Recursos para o Meio Ambiente (FERFA), o Prêmio Bahia Sustentável tem papel estratégico ao incentivar a inovação ambiental, dar visibilidade a boas práticas e fortalecer soluções que conciliam conservação dos recursos naturais, inclusão social e desenvolvimento econômico.
De acordo com o coordenador da Gestão de Fundos da Sema, Pedro Tojo, o prêmio cumpre uma função essencial no fortalecimento da agenda ambiental do estado. “O Prêmio Bahia Sustentável reconhece iniciativas que vão além da preservação ambiental, estimulando a inovação, o compartilhamento de boas práticas e a responsabilidade social. Ao dar visibilidade a projetos transformadores, o Estado contribui para atrair parcerias, fortalecer capacidades locais e fomentar soluções concretas para desafios ambientais, como a poluição plástica e as mudanças climáticas”, destacou.
Na edição 2026, poderão concorrer projetos, ações e pesquisas desenvolvidos no Estado da Bahia, iniciados a partir de janeiro de 2020, em fase de finalização ou já concluídos, com resultados mensuráveis ou devidamente registrados por meios físicos ou digitais. As iniciativas devem estar alinhadas ao enfrentamento da poluição plástica, com ênfase na economia circular, na gestão sustentável de resíduos, na inovação ambiental, na melhoria da qualidade de vida e na proteção dos ecossistemas marinhos e terrestres.
As propostas poderão ser inscritas nas seguintes categorias: Empresa Sustentável: Voltada a iniciativas empresariais que atuem na prevenção da poluição plástica ao longo do ciclo de vida de produtos e serviços, incluindo ações de redução de plásticos de uso único, ecodesign, logística reversa, responsabilidade estendida do produtor e inovação tecnológica, nas subcategorias micro e pequeno porte e médio a excepcional porte.
Produtor Sustentável: Destinada a produtores rurais, familiares ou empresariais, que adotem práticas inovadoras de gestão ambiental, com foco na redução do uso de plásticos nas atividades agropecuárias, manejo sustentável de resíduos e proteção do solo e da água, nas subcategorias pequena propriedade (até quatro módulos fiscais) e média e grande propriedade (acima de quatro módulos fiscais). Ideia Sustentável: Premia estudos, pesquisas aplicadas e inovações tecnológicas com potencial de contribuir para o enfrentamento estrutural da poluição plástica, incluindo novos materiais, processos produtivos, sistemas de gestão e soluções de reciclagem, nas subcategorias inovação tecnológica e pesquisa ambiental.
Tecnologia Social Sustentável: Voltada a experiências e projetos de base comunitária que promovam a redução, reutilização e reciclagem de resíduos plásticos, associadas à geração de trabalho e renda, inclusão socioprodutiva, fortalecimento de cadeias locais da reciclagem e educação ambiental, nas subcategorias cidade e campo. As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio da plataforma online do Prêmio Bahia Sustentável, que estará disponível durante todo o período de inscrição. O edital apresenta orientações técnicas, critérios de participação e limites para o envio de arquivos. Caso os documentos ultrapassem o limite da plataforma, os materiais poderão ser encaminhados para o e-mail oficial premio.bs@sema.ba.gov.br, devidamente identificados com o nome do projeto.
Após o encerramento das inscrições, os trabalhos serão avaliados por uma Comissão Julgadora, que selecionará os projetos finalistas e vencedores. Os finalistas receberão certificado e poderão utilizar o selo oficial de finalista do Prêmio Bahia Sustentável 2026. Já os vencedores serão contemplados com troféu, selo exclusivo e uma viagem técnica nacional.
Vencedor do Prêmio Bahia Sustentável na edição de 2024, com o projeto Resiliências Climáticas, Leonardo Di Blando, da Cooperação para o Desenvolvimento dos Países Emergentes (COSPE), ressaltou que a premiação amplia o alcance das iniciativas. “Participar do Prêmio Bahia Sustentável foi uma oportunidade valiosa de reconhecimento. Foi um espaço de diálogo e aprendizado, que reforçou a importância da cooperação entre instituições e comunidades para o avanço de práticas sustentáveis e de políticas de adaptação às mudanças climáticas”, afirmou.
A cerimônia de premiação está prevista para ocorrer durante a I Semana Oceânica da Bahia, no mês de junho. Todos os projetos finalistas e vencedores passarão a integrar o Banco de Projetos do Prêmio Bahia Sustentável, fortalecendo o compartilhamento de boas práticas e a replicação de experiências bem-sucedidas em outras localidades. O edital completo estará disponível a partir desta sexta-feira (09) no site da Sema.





