top of page

Primeiros trens do VLT chegam a Salvador e iniciam fase de testes operacionais

FOTO: Renato Ribeiro/CTB
FOTO: Renato Ribeiro/CTB

Os primeiros trens do Veículo Leve sobre Trilhos começaram a desembarcar em Salvador, marcando o início da fase de testes operacionais do novo sistema de transporte da capital. Os módulos iniciais foram posicionados nos trilhos do pátio de manutenção, no bairro da Calçada, e deslocados até a oficina, onde passam por atualizações de software, checagem das Interfaces Homem-Máquina e preparação para os testes do trecho 1.


Após o descarregamento, os sete módulos apresentados pelo governador Jerônimo Rodrigues foram acoplados, energizados e submetidos aos primeiros ajustes. Na oficina, as equipes técnicas verificam funcionalidades, configurações e realizam preparações finais para o início das avaliações em campo.


De acordo com a Companhia de Transportes do Estado da Bahia, os testes técnicos começam em janeiro, no trajeto entre a Calçada e o Lobato, fase que deve durar cerca de seis meses. A operação assistida está prevista para o segundo semestre de 2026, avançando para as próximas etapas de implantação.


O sistema conta com investimento de R$ 5,4 bilhões e terá 40 quilômetros de trilhos distribuídos em 42 paradas ao longo de três trechos. O primeiro conecta o Comércio à Ilha de São João; o segundo vai de Paripe a Águas Claras; e o terceiro liga Águas Claras a Piatã. A conclusão das obras está prevista para 2028, ampliando as opções de mobilidade e integrando diferentes regiões da capital e seu entorno.

bottom of page