top of page

Museus do IPAC apresentam programação gratuita com artes visuais, digitais e cênicas

A agenda inclui oficinas, exposições, residências artísticas, cursos e apresentações.
A agenda inclui oficinas, exposições, residências artísticas, cursos e apresentações.

Entre os dias 4 e 9 de setembro, os museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBa), oferecem uma programação gratuita e diversificada ao público, com oficinas, exposições, residências artísticas, cursos e apresentações, aproximando a comunidade das artes visuais, cênicas e digitais.


No Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC_Bahia), o público poderá conferir a mostra de vídeo arte intitulada Coleção_FRAC no MAC_BAHIA, parte da Temporada França-Brasil 2025, além das exposições Mar Caymmi, de Guilherme Almeida, Afetos Itaparicanos e a galeria urbana MURO. Oficinas de realidade virtual, ilustração e desenho com inteligência artificial também fazem parte da programação.

Nesta quinta-feira (4), às 10h, acontece a segunda parte da oficina Re-Fabricando: Laboratório Investigativo e Criativo de Manipulação Têxtil, com Carla Calixto em parceria com FLOTAR (Brasil/México). Em seguida, às 15h30, será realizada a oficina Realidade Virtual: Explorando Novos Mundos. Já no sábado (6), às 16h, será aberta a ocupação Curta Cena no MAC, integrada ao programa de residências e ocupações artísticas nos museus do IPAC, seguida da oficina Vídeoarte com Dispositivos Móveis, às 17h. As inscrições para as oficinas devem ser feitas com meia hora de antecedência, por ordem de chegada.


O Museu de Arte da Bahia (MAB) está em funcionamento parcial até sábado (6), em razão de serviços de manutenção. Nesse período algumas salas ficam interditadas. O museu segue recebendo visitantes para a mostra Bancos Indígenas do Brasil: Rituais, além da atividade Imersão Teórico-Prática no Artista Udo Knoff, disponível até sábado (6), às 15h, com inscrições pelo link na bio do Instagram do museu. Já o curso A função da arte?, realizado às 14h, continua em atividade por mais uma semana e segue até dezembro, com inscrições via WhatsApp: (71) 99126-3143. No domingo (7), feriado da Independência do Brasil, o museu não funcionará.


Já no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), o público pode visitar a exposição “O Avesso do Tempo”, do artista beninense Roméo Mavakannin, mais uma mostra pertencente à Temporada França Brasil 2025. No sábado (6), às 10h, mais uma reunião da residência artística Xiló_Lab: Mulheres que gravam histórias, (inscrições encerradas) e às 13h30 o encerramento da Oficina de Pintura Realista com Paula Mileni. Ainda no sábado e também no domingo, a cantora Marina Sena se apresenta com a turnê do seu novo álbum “Coisas Naturais” (ingressos esgotados).


 
 
bottom of page