MinC realiza 59ª Reunião de Ministros de Cultura do Mercosul Cultural em Porto Alegre
- edufribeiro07
- 24 de nov.
- 1 min de leitura

O Ministério da Cultura (MinC) do Brasil vai sediar a 59ª edição da Reunião de Ministros de Cultura do Mercosul, marcada para o dia 28 de novembro de 2025, a partir das 8 h, na sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (ALRS), em Porto Alegre. A atividade integra a programação do Mercosul Cultural 2025, sob a presidência pro tempore brasileira do bloco.
O evento reunirá autoridades culturais dos países membros Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai e também de países associados como Chile, Colômbia, Equador e Peru. Nesta edição, o Brasil assume papel de liderança e propõe avançar em diretrizes que valorizem a cultura como vetor de integração regional, direitos culturais e economia criativa.
Durante a semana, a agenda inclui um seminário sobre o Marco de Estatísticas Culturais da UNESCO (FCS 2025), workshop sobre direitos autorais e inteligência artificial, além de reuniões técnicas das comissões de Patrimônio Cultural, de Diversidade Cultural e de Indústrias Criativas. Essas atividades visam dar base técnica para as decisões a serem tomadas na reunião ministerial.
Para a ministra da Cultura, Margareth Menezes, o encontro representa “uma oportunidade de reafirmarmos que a cultura é parte estratégica do nosso projeto de integração regional”. Segundo ela, a integração de políticas culturais entre os países do Mercosul é fundamental para fortalecer a circulação de bens culturais, proteger direitos humanos e fomentar a economia criativa.
Em síntese, a 59ª Reunião de Ministros de Cultura do Mercosul posiciona a cultura não apenas como expressão artística, mas como instrumento de coesão social, diplomacia regional e desenvolvimento econômico e Porto Alegre será o palco desse encontro decisivo.





