top of page

Lula participa da abertura da Ponte da Integração Brasil–Paraguai em Foz do Iguaçu

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acompanhou, nesta sexta-feira (19), a cerimônia de abertura da Ponte Internacional da Integração Brasil–Paraguai, em Foz do Iguaçu (PR). A obra contou com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e recebeu investimento total de R$ 1,9 bilhão dos dois países. O tráfego será liberado de forma gradual, inicialmente apenas para caminhões sem carga, nos dois sentidos.


A entrega marca a segunda ligação viária entre Brasil e Paraguai sobre o Rio Paraná, mais de 60 anos após a inauguração da Ponte da Amizade. Atualmente, a conexão existente concentra um fluxo diário estimado em 100 mil pessoas e 45 mil veículos, segundo dados da Receita Federal, o que reforça a importância da nova estrutura para a região trinacional.


Com 760 metros de extensão e vão-livre de 470 metros, o maior do continente, a ponte possui duas pistas simples e estrutura estaiada sustentada por torres de 190 metros de altura. A travessia conecta Foz do Iguaçu à cidade paraguaia de Presidente Franco, ampliando a capacidade logística e a segurança do transporte internacional.


A funcionalidade da ponte está integrada à Perimetral Leste, rodovia com 14,7 quilômetros que liga a BR-277 à nova travessia, desviando o tráfego pesado do centro urbano de Foz do Iguaçu. A obra inclui ainda duas aduanas e seis viadutos, reorganizando a mobilidade urbana e contribuindo para a segurança viária.


A operação ocorrerá por etapas, sob coordenação da Receita Federal e da Polícia Rodoviária Federal. A liberação total para veículos de carga está prevista entre o fim de 2026 e o início de 2027, condicionada à conclusão do Corredor Metropolitano del Este, no lado paraguaio, que garantirá acesso pleno à estrutura.

bottom of page