top of page

Impacto das tarifas americanas deve ser modesto para o PIB brasileiro


A Secretaria de Política Econômica (SPE) divulgou projeções indicando que o impacto das tarifas de importação aplicadas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros será relativamente limitado. Segundo o levantamento, o Produto Interno Bruto (PIB) deve registrar uma redução de aproximadamente 0,2 ponto percentual entre agosto de 2025 e dezembro de 2026.


De acordo com o relatório, os setores mais afetados serão os de têxteis, eletrônicos e metalurgia, por estarem mais expostos ao mercado norte-americano. A pasta ressaltou, no entanto, que as exportações agrícolas e de commodities devem continuar sustentando parte do crescimento, o que ajudará a amortecer os efeitos negativos das tarifas.



O governo brasileiro também informou que negociações diplomáticas estão em curso para tentar reduzir ou eliminar as novas tarifas, principalmente sobre bens industrializados e produtos de maior valor agregado.


Economistas avaliam que, apesar do impacto pontual, o Brasil deve manter crescimento em torno de 2% em 2025, sustentado por investimentos internos e expansão do mercado de consumo.



bottom of page