top of page

Ibititá passa a usar o SEI Bahia Municípios para modernizar tramitação de processos

  • 17 de jun.
  • 2 min de leitura
Coordenador de Inovação Tecnológica da Saeb Antoniel Pinheiro. Foto: Isabella Dourado.
Coordenador de Inovação Tecnológica da Saeb Antoniel Pinheiro. Foto: Isabella Dourado.

Mais um município baiano dá adeus ao papel na administração pública. Através do projeto SEI Bahia Municípios, a prefeitura de Ibititá lançou oficialmente o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na última terça-feira (16/06). O evento, que marca o início da tramitação 100% digital de documentos na região do semiárido, foi realizado no Espaço de Eventos de Bibinha, no centro da cidade.


Com a nova adesão, a Bahia chega a 16 municípios que implantaram o SEI em suas unidades. A iniciativa é fruto de um projeto da Secretaria da Administração do Estado (Saeb), em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Prodeb. No caso de Ibititá, a implementação ganhou o reforço do Campus Irecê do Instituto Federal da Bahia (IFBA).


Durante o evento, o prefeito Afonso Mendonça destacou que a mudança é um passo crucial para a modernização local. “O SEI vai trazer agilidade, segurança e uma economia gigantesca com papel e impressão. Além disso, permitirá realocar nossos servidores para atividades mais estratégicas. Esse esforço se reverterá em um serviço público de maior qualidade para a comunidade”, pontuou.


O coordenador de Inovação Tecnológica da Saeb, Antoniel Pinheiro de Barros, ressaltou que Ibititá é a terceira cidade do Território de Irecê a adotar o sistema, fortalecendo uma rede regional de transformação digital. “Com esse lançamento, a Bahia se tornou o terceiro estado do país em número de municípios com o SEI implantado, ao lado de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Isso demonstra a força da nossa estratégia de expansão e o compromisso do governo com a modernização da gestão”, concluiu. Também estiveram presentes no evento em Ibititá o professor Leandro Oliveira (coordenador-geral do projeto Cidades Inteligentes do IFBA Irecê) e Robério Rocha (diretor-geral do IFBA Irecê).


O SEI, sistema desenvolvido pelo TRF4 e usado na Bahia desde 2017, é referência em economia, agilidade e sustentabilidade. Agora, com o projeto SEI Bahia Municípios, o governo estadual compartilha essa tecnologia e sua experiência com as prefeituras. Graças a um acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação, o Estado gerencia a cessão do sistema e o envio dos códigos-fontes aos municípios, enquanto a Prodeb garante a infraestrutura tecnológica, o suporte e a hospedagem dos dados.

 
 
bottom of page