top of page

Governo Federal entrega obras no Porto de Outeiro e amplia infraestrutura para a COP30

Entrega das obras de requalificação do Terminal Portuário de Outeiro (PA) - Foto: Eduardo Oliveira/MPor
Entrega das obras de requalificação do Terminal Portuário de Outeiro (PA) - Foto: Eduardo Oliveira/MPor

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, inauguraram neste sábado (1º) as obras de requalificação do Terminal Portuário de Outeiro, em Belém (PA). O investimento de R$ 260 milhões modernizou o cais e a prancha de carga, tornando o porto apto para receber navios e movimentar passageiros, uma das principais entregas de infraestrutura voltadas à COP30.


Coordenado pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e pela Secretaria Extraordinária para a COP30 (Secop), com patrocínio federal via Itaipu Binacional e execução da Companhia Docas do Pará (CDP), o projeto foi concluído antes do prazo e gerou 450 empregos, priorizando trabalhadores locais. O novo terminal poderá receber dois navios cruzeiros durante a conferência, adicionando 6 mil leitos à rede hoteleira de Belém.


Durante a cerimônia, o presidente Lula destacou o papel estratégico do porto: “O Pará pode ser a porta de entrada desse novo modelo de desenvolvimento baseado na bioeconomia”, afirmou. Já o ministro Costa Filho ressaltou que as melhorias trarão conforto e segurança para as delegações da COP30, além de impulsionar o turismo e a economia da região Norte.


As obras incluíram a construção de 11 dolphins, instalação de 10 pontes metálicas e ampliação do píer de 261 para 716 metros, dobrando sua capacidade de carga para 80 mil toneladas. O terminal será incorporado às rotas regulares de turismo marítimo e fortalecerá o Arco Norte como alternativa competitiva na matriz logística nacional.


Além do porto, também foram entregues as obras de modernização do Aeroporto Internacional de Belém (Val-de-Cans), com investimento de R$ 450 milhões. As melhorias ampliaram a capacidade do terminal para 13 milhões de passageiros por ano e garantiram operação com 100% de energia renovável, consolidando Belém como uma das sedes mais preparadas para a COP30.

bottom of page