Exposição revela a história Musical de Salvador
- Gabriele Galvão
- 11 de dez. de 2025
- 3 min de leitura

A Exposição O som de 4 décadas será realizada entre os dias 12 e 21 de dezembro, no hall do Shopping da Bahia, piso 3. O projeto consiste na realização de uma exposição em Salvador, com uma programação que envolve música, fotografia, audiovisual e memória. A mostra ocupará o espaço da antiga bilheteria do cinema do Shopping da Bahia durante duas semanas. A exposição é um evento imersivo que reforça o vínculo emocional com os ouvintes, a possibilidade de reviver memórias e compartilhar experiências, alcançando um público amplo que circula diariamente pelo centro comercial.
Por estar instalada em um dos shoppings mais movimentados da cidade, a mostra dialoga com crianças, jovens e adultos que passam pelo espaço para compras, alimentação e lazer, além de famílias interessadas em vivências culturais. Escolas também serão convidadas, com alunos visitando a exposição acompanhados por monitores, ampliando o caráter educativo da iniciativa.
Para contar essa trajetória, a exposição apresenta diferentes experiências imersivas, entre elas: A Linha do Tempo Interativa apresentará as influências da música tocada em Salvador nas últimas quatro décadas, com fotos de eventos históricos e momentos icônicos da cena musical. Serão selecionadas fotografias e áudios de trechos marcantes ao longo das décadas, disponíveis através de QR Codes. Serão exibidos vídeos com imagens e fotos recriando a ambientação de cada década, além de vídeos com depoimentos de locutores e outras pessoas que tiveram momentos importantes, utilizando o acervo do A Tarde Memória.
A Experiência Sensorial O Som de Quatro Décadas apresentará discos que foram muito populares a partir dos anos 1980 e 1990, e mostrará a transformação cultural com o surgimento das plataformas digitais nos anos 2000. Com o acervo local, será feita uma exposição de CDs, contando a história da produção fonográfica de Salvador por década e mostrando quais músicas foram mais ouvidas em cada uma delas. Ao final, um QR Code exibirá playlists criadas a partir dessa pesquisa.
Objetos que compõem a história estarão em destaque, com itens do acervo da Rádio A Tarde disponibilizados para contar parte da trajetória musical das últimas quatro décadas, resgatando momentos marcantes como aparelhos de rádio que evidenciam a evolução das tecnologias ao longo do tempo e troféus de grandes projetos populares promovidos em Salvador. O público ainda poderá vivenciar o Estúdio Simulador de Locução, montado como uma réplica de um estúdio de rádio, onde os visitantes poderão experimentar a sensação de ser radialistas e registrar fotos. Uma mesa com aparelhos da rádio complementa a ambientação e aproxima o público do universo radiofônico.
“Realizar uma exposição que conta a história da música tocada e produzida em Salvador nas últimas quatro décadas é falar de memória. É celebrar a cultura baiana, resgatar a memória da cidade e destacar o seu papel na construção midiática e da identidade da região. Ao longo dessas décadas, a produção musical impulsionou a cena cultural de Salvador, conectando gerações por meio da música, da informação e do entretenimento. O projeto fortalece a história da música produzida e tocada na capital e preserva e valoriza a trajetória artística local, reconhecendo sua influência no cotidiano da cidade”, conta Ariadiny Araújo, produtora da exposição.
Durante o período de duas semanas, a exposição estará aberta ao público durante o horário de funcionamento do Shopping da Bahia, localizado no bairro Caminho das Árvores, uma das regiões mais movimentadas da cidade. O projeto prevê ações de acessibilidade, incluindo acessibilidade arquitetônica e comunicacional, com realização da atividade em um espaço que possui condições adequadas para pessoas com deficiência.





