Exposição celebra a cultura cearense e nordestina em Fortaleza
- edufribeiro07
- 2 de dez.
- 2 min de leitura

O Bloco do Prazer, nova exposição em cartaz no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, estreia nesta terça-feira (2) celebrando a cultura cearense e nordestina por meio da festa como linguagem de arte, resistência e identidade coletiva. A mostra gratuita e aberta ao público propõe repensar a festa não apenas como celebração, mas como modo de existir, criar e resistir na história cultural da região.
Reunindo cerca de 250 obras, a exposição traz trabalhos de 50 artistas da Região Nordeste sendo 30 cearenses e os demais de estados como Pernambuco, Rio Grande do Norte e Bahia. As peças abrangem pintura, fotografia, instalações, objetos, documentos históricos, registros de rituais e festas populares criando um panorama plural que dialoga com o corpo, o som, o movimento e a ocupação da rua como espaço de arte.
Festa, ancestralidade e contemporaneidade
Para os curadores e organizadores, a festa serve como elo entre passado, presente e futuro um espaço de recomposição cultural, memória e transformação simbólica. A exposição parte da premissa de que celebrar é uma forma de afirmação identitária e de resistência histórica.
Entre os nomes presentes na mostra estão artistas reconhecidos por captar a alma nordestina em suas obras, com linguagens diversas que refletem tradições populares, religiosidade, música, cotidiano e manifestações culturais. A exposição, segundo os realizadores, marca uma nova etapa do MAC-CE, voltada à democratização da arte contemporânea e à aproximação dessa arte com as vivências populares.
Detalhes da mostra
Período: de 2 de dezembro de 2025 até maio de 2026
Local: Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE) Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Fortaleza (CE).
Entrada: gratuita





