Exportações de soja devem atingir recorde em 2025, puxadas pela China
- Cauã Costa
- 13 de out.
- 1 min de leitura

O Brasil deve quebrar o recorde anual de exportação de soja em 2025, com estimativa de atingir 102,2 milhões de toneladas embarcadas até o fim de outubro, segundo dados setoriais compilados pela Reuters.O volume já supera o total exportado em 2023 e 2024, consolidando o país como o maior fornecedor mundial do grão.
A demanda chinesa continua sendo o principal motor desse crescimento, representando 93% das exportações brasileiras em setembro. O movimento ocorre em meio às tensões comerciais entre China e Estados Unidos, que redirecionaram parte das compras chinesas para o mercado sul-americano.
Além da soja, o milho também vem registrando avanço expressivo nas exportações, reforçando o papel do Brasil como potência agrícola global e ampliando sua relevância nas cadeias internacionais de alimentos e energia renovável.
“O Brasil demonstra eficiência logística e produtividade, o que o torna o principal parceiro comercial da China no setor de grãos”, destacou um analista da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE).





