top of page

Cultura e Tecnologia: MinC Lidera Debate sobre Economia Criativa no Século XXI

ree

O Ministério da Cultura (MinC) sediou um seminário de alta relevância sobre "Diversidade Cultural e Tecnologias: A Economia Criativa em Foco", em parceria com a UNESCO. O evento marcou os 20 anos da Convenção sobre a Diversidade das Expressões Culturais e consolidou o entendimento da cultura não apenas como um pilar de arte e patrimônio, mas como um motor vital para o desenvolvimento socioeconômico do país.



A Ministra da Cultura articulou a visão estratégica de posicionar o Brasil como líder do setor criativo no Sul Global. O argumento central é que a imensa diversidade cultural brasileira, aliada à criatividade emergente de jovens em periferias, aldeias indígenas e comunidades quilombolas, representa uma riqueza que pode ser profissionalizada através de políticas públicas inclusivas.


Para atingir este objetivo, o seminário abordou a necessidade urgente de utilizar a tecnologia — como plataformas digitais e novas mídias — como catalisador de oportunidades. A pauta incluiu a discussão sobre a formação de agentes culturais territoriais e a aplicação da Lei Paulo Gustavo (LPG) para financiar a produção local, garantindo que o crescimento da economia criativa seja inclusivo e não reproduza as desigualdades vistas em outros setores econômicos.



bottom of page