Como harmonizar vinhos com pratos tradicionais de fim de ano
- Gabriele Galvão
- 22 de dez. de 2025
- 2 min de leitura

As celebrações de fim de ano trazem mesas fartas, receitas afetivas e simbólicas, além de encontros marcados pela tradição. Para acompanhar esses momentos, escolher o vinho ideal faz toda a diferença, seja para valorizar pratos clássicos como peru, bacalhau e tender, ou para harmonizar com sobremesas tipicamente brasileiras celebrando no melhor estilo. Pensando nisso, a Alpasión, vinícola com sede em Los Chacayes, no Vale do Uco, em Mendoza, apresenta sugestões de harmonização que elevam a experiência das festas de Natal e Ano Novo, com alma e paixão a cada brinde.
As festas de fim de ano no Brasil combinam ancestralidade, diversidade e simbologia. Ao lado de pratos que transitam entre o salgado, o adocicado, o cítrico e o defumado, escolher vinhos que respeitem essa pluralidade garante encontros mais prazerosos e experiências gastronômicas memoráveis. De forma geral, no Natal as pessoas tendem a brindar com tintos clássicos e sofisticados, como o Alpasión Old School ou o Grand Petit Verdot Alpasión, mais robusto.
Já no Ano Novo, uma festa despojada, com cardápio mais leve, as pessoas gostam bastante de um branco refrescante, ideal para as comemorações à beira-mar como o Alpasión Grand Chardonnay, mas sem tirar o protagonismo do tinto elegante e versátil Grand Pinot Noir Alpasión. “Além de ampliar aromas e texturas, harmonizar bons vinhos com receitas tradicionais transforma a ceia em um momento ainda mais especial. O vinho certo não domina o prato, ele acompanha, envolve e celebra junto”, conta Jorge Santos Carneiro, sócio fundador da Alpasión.
Harmonização de vinhos para as ceias de Natal e Réveillon - Aves (peru, chester, frango): para harmonizações com aves como o peru e frango, depende muito do tipo de preparo, molhos e outros fatores. Para pratos mais suaves, o Alpasión Sauvignon Blanc é uma excelente escolha graças à sua acidez, aroma, frescor e mineralidade.
Para pratos com molhos mais elaborados, maior teor de gordura, especiarias e sabores mais intensos, o Alpasión Grand Chardonnay é altamente recomendado, pois sua estrutura, complexidade e envelhecimento em barrica criam um paladar equilibrado. Lombo, pernil e tender: o vinho Alpasión Malbec é o mais recomendado. É um vinho com muita fruta vermelha, suave no paladar, mas com corpo suficiente para complementar a intensidade do sabor, além de limpar muito bem o paladar.
Carnes bovinas assadas: para cortes de carnes mais magras e de cozimento rápido, o Alpasión Grand Malbec é ideal, pois é um vinho encorpado e frutado, perfeito para realçar o sabor suculento dos cortes. Para cortes mais gordurosos ou aqueles de cozimento mais lento e com especiarias, o Alpasión Grand Cabernet Franc é ideal. Este vinho tem ótima estrutura, bons taninos, além de ser aromático e apimentado, o que o torna uma excelente opção para harmonização.
Bacalhau ao forno (azeite, cebola, batata): o vinho Alpasión Sauvignon Blanc é o mais recomendado, pois este vinho aromático, fresco e seco equilibra muito bem a gordura do peixe e a doçura da cebola e da batata. Bacalhau com molho de vermelho: o vinho Grand Pinot Noir Alpasión é o mais recomendado, pois o frutado, o corpo e a complexidade deste vinho complementam muito bem a composição de aromas e os sabores ácidos, salinos e gordurosos deste prato.





