Clubes baianos se unem ao Estado em campanha de combate à violência contra a mulher no Baianão 2026
- Fernando Junior
- há 1 hora
- 2 min de leitura

O Esporte Clube Vitória sempre esteve sensível às campanhas que visam proporcionar mudanças positivas na sociedade e está engajado na parceria envolvendo Governo do Estado, FBF (Federação Bahiana de Futebol) e os 10 clubes que participarão do Campeonato Baiano Profissional em 2026. Em encontro realizado na Governadoria, com o governador Jerônimo Rodrigues, o presidente da FBF, Ricardo Lima, o vice Manfredo Lessa, e representantes dos clubes, o presidente Fábio Mota esteve pelo Vitória e aplaudiu a iniciativa.
O Campeonato Baiano de 2026 terá uma maciça campanha de combate à violência contra a mulher. A finalidade, ressaltou Ricardo Lima, é conscientizar a população sobre a importância do enfrentamento da violência contra a mulher e a todo tipo de violência de gênero. Para o dirigente, a FBF, o Governo do Estado e os clubes baianos estão todos unidos nesta luta, e é preciso combater a violência contra a mulher e a violência de gênero.
O presidente da federação destacou que a força do Baianão, a audiência que o campeonato leva à TV e os grandes públicos nos estádios são recursos importantes para conscientizar os torcedores sobre esta causa. A competição estadual oferece uma plataforma ideal para ampliar o alcance das mensagens de enfrentamento à violência de gênero.
O encontro que definiu a campanha contou ainda com as presenças do diretor de Operações e Relações Institucionais do Bahia, Vitor Ferraz, do presidente da Juazeirense, Roberto Carlos, da secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Neusa Cadore, do secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado, Augusto Vasconcelos, do diretor geral do Irdeb/TVE, Flávio Gonçalves, do secretário estadual de Comunicação, Marcus di Flora, e do chefe de gabinete do governador, Maurício Weidgenant.
Diversas ações serão programadas para os jogos de abertura do Campeonato Baiano no dia 10 de janeiro, marcando o início da mobilização que percorrerá toda a competição estadual e reforçando o compromisso do futebol baiano com causas sociais relevantes.

