China e Bahia reforçam compromisso e avançam no projeto da Ponte Salvador–Itaparica
- Fernando Junior
- 25 de nov.
- 2 min de leitura

O governo da Bahia e representantes da China definiram os próximos passos para tirar do papel a Ponte Salvador–Itaparica. A reunião aconteceu em Salvador com a participação da cônsul-geral da China no Rio de Janeiro, Tian Min, do secretário responsável pela pasta de infraestrutura e transporte, Mateus Dias, e o secretário de Infraestrutura em exercício, Saulo Pontes. O encontro fortaleceu a cooperação entre os dois governos e alinhou as etapas para viabilização da ponte.
O secretário Mateus Dias ressaltou a importância da obra como um “vetor de desenvolvimento econômico e social”, e destacou que o diálogo com os chineses consolidou a boa relação entre os países em torno do projeto. A diplomata chinesa reforçou o compromisso da China com o empreendimento e manifestou otimismo para transformar o sonho de uma ponte em realidade.
A Ponte Salvador–Itaparica, com aproximadamente 12,4 km sobre a Baía de Todos-os-Santos, já está no cronograma do governo: as obras estão previstas para começar em junho de 2026. O sistema rodoviário associado contemplará também acessos em Salvador e Vera Cruz, com viadutos, túneis e rodovias, conectando a capital ao litoral de forma direta.
Além da mobilidade, a expectativa é de grande impacto econômico e social. A ponte deve reduzir mais de 100 km de percurso entre Salvador e regiões do Sul e Baixo Sul da Bahia, facilitar o turismo, estimular o comércio, indústria e o setor imobiliário, além de gerar milhares de empregos diretos e indiretos durante sua construção.
A reativação da cooperação com a China e o avanço nas negociações representam um passo decisivo para transformar esse grande projeto em realidade concreta, com benefícios estruturais que podem redefinir a mobilidade e o desenvolvimento de toda a região metropolitana de Salvador.





