top of page

Chapada Diamantina ganha projeção nacional econômica com roteiros culturais e ecoturismo em Lençóis

FOTO: Laís Rocha/Setur-BA
FOTO: Laís Rocha/Setur-BA

Conhecido por suas ruas de pedra, casarões históricos do período do garimpo de diamantes e as águas do rio que dá nome ao município, Lençóis, na zona turística Chapada Diamantina, oferece atrativos que vão além das riquezas arquitetônicas e naturais. A experiência foi vivenciada por 10 jornalistas e influenciadores digitais de Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, que participaram de uma press trip (viagem de imprensa) pelo território, no último fim de semana.


O evento, uma parceria entre a Prefeitura Municipal, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Bahia (Sebrae-BA), teve como objetivo divulgar o destino em veículos de comunicação e redes sociais. O grupo visitou atrações que encantam turistas nacionais e estrangeiros, como a Cachoeira do Mosquito, com mais de 60 metros de altura; o Poço do Diabo, que oferece banho revigorante; e as piscinas naturais do Rio Serrano, de águas avermelhadas por causa da composição das rochas ricas em ferro e da vegetação.


Os passeios incluíram trilhas, com alternativas para quem prefere tranquilidade ou busca aventura. Além do ecoturismo, os jornalistas e influenciadores foram surpreendidos por roteiros culturais e gastronômicos na cidade, como a Galeria Soar, onde estão expostas xilogravuras que retratam heróis e heroínas locais; o Museu Sincorá, espaço dedicado à geologia da região; e o circuito culinário, com opções desde a tradicional cozinha quilombola aos pratos do cardápio internacional.


A influenciadora Cris Marques, de Brasília, relatou que ficou muito feliz em vivenciar as experiências, sobretudo conhecer os roteiros alternativos. Ela já conhecia a cidade, mas o curioso é que sempre vinha para fazer o clássico e não sabia de alguns lugares diferenciados que existem no destino. Adriana Chaia, de São Paulo, comentou que era sua primeira vez e percebeu pessoas falando alemão, francês e espanhol, destacando que é muito legal ver que tem gente do exterior para conhecer esse lugar tão incrível.


A jornalista Ana Duék, do Rio de Janeiro, que visitava pela segunda vez, também foi apresentada a novos atrativos. Ela ficou encantada com a diversidade de coisas para fazer no município, com lugares para pessoas de todas as idades e interesses. A secretária municipal de Turismo, Laura Garcia, destacou que é gratificante ver que o grupo conseguiu perceber o potencial em diversos segmentos turísticos, além da hospitalidade do povo, que fazem do município um dos destinos mais completos do Brasil.

bottom of page