top of page

Cerimônia de premiação do Festival Estudantil da Bahia será realizada na Sala Walter da Silveira

ree

A edição 2025 do Festival Estudantil da Bahia definirá seus vencedores em uma cerimônia de premiação agendada para ocorrer na Sala Walter da Silveira, equipamento cultural vinculado à FUNCEB, localizado nos Barris, Salvador. A escolha do espaço reforça o compromisso com a promoção da cultura e da arte entre jovens e estudantes, e valoriza um local de tradição no audiovisual e na educação cultural na capital baiana.


O festival congrega produções audiovisuais de estudantes de diferentes regiões da Bahia curtas, vídeos e outras expressões artísticas e busca fomentar a criatividade, o protagonismo juvenil e o acesso à cultura dentro das escolas. A realização da cerimônia na Walter da Silveira representa não apenas a conclusão de um ciclo de exibições e seleção, mas também o reconhecimento público do esforço e do talento de jovens realizadores.


Segundo a programação divulgada pelos organizadores, os filmes premiados serão exibidos previamente com exibições destinadas ao público, familiares e comunidade escolar e a partir daí, os ganhadores serão anunciados oficialmente na cerimônia de premiação. O evento ganha significado especial ao ocupar uma sala tradicional de cinema e cultura em Salvador, simbolizando a ponte entre educação, juventude e o circuito artístico-profissional.


Para a comunidade estudantil e educacional, o momento representa oportunidade de visibilidade. A cerimônia permite que os jovens cineastas vivenciem um ambiente de celebração, exposição e networking elementos importantes para quem busca entrar no campo audiovisual ou artístico, especialmente em um contexto como o da Bahia, rica em diversidade cultural e histórica.


Do ponto de vista institucional, a utilização da Sala Walter da Silveira demonstra a função da FUNCEB em fortalecer políticas culturais voltadas para a juventude, incentivar a produção local de conteúdo audiovisual e consolidar espaços públicos de formação, exibição e valorização artística. A escolha da premiação para um espaço público também reforça a importância de democratizar o acesso à cultura e à arte, independentemente de classe social ou local de origem.


A cerimônia ainda reforça o potencial transformador da arte e da cultura como ferramentas de inclusão, educação e expressão juvenil contribuindo para a construção de identidades culturais e oferecendo alternativas de ocupação criativa para os jovens baianos.


bottom of page