top of page

Cajazeiras será palco de arte, cultura e cidadania

A 16ª Feira de Arte e Cultura “Conexões para o Bem Viver: Entre elos e nós” acontece em Cajazeiras.
A 16ª Feira de Arte e Cultura “Conexões para o Bem Viver: Entre elos e nós” acontece em Cajazeiras.

No próximo dia 23, das 9h às 16h, a rotatória de Cajazeiras V, em Salvador, se transforma em um grande palco de arte, cultura e cidadania com a realização da 16ª Feira de Arte e Cultura da Casa do Sol. Com o tema “Conexões para o Bem Viver: Entre elos e nós”, o evento celebra os vínculos comunitários e convida a população a refletir sobre os caminhos possíveis para uma vida mais justa, integrada e colaborativa.


A Feira é uma das principais ações do Ponto de Cultura Casa do Sol, organização não governamental situada em Cajazeiras V desde 1997, que atua com foco na formação e integração da população local. Fundada por Pe. Luís Lintner, ex-pároco da comunidade e defensor da vida, a Casa do Sol se consolidou como referência na promoção de direitos, educação, cultura e bem-estar. A programação da Feira inclui atividades para todas as idades: apresentações de teatro, música, dança, recital de poesia, biblioteca itinerante, pintura corporal infantil, exposições, bingo, gastronomia, brechó, bazar e desfile. Tudo isso produzido por educadores, jovens artistas e coletivos parceiros da Casa, além de convidados do próprio território de Cajazeiras e entorno.


Mais do que uma mostra de talentos, a Feira de Arte e Cultura busca fortalecer os laços entre a instituição e a comunidade, promovendo trocas de saberes, visibilidade para os projetos locais e apoio à sustentabilidade da Casa do Sol, que mantém uma série de programas permanentes como a Creche e Educação Infantil: garante cuidado, aprendizagem e segurança alimentar a mais de 60 crianças; Contraturno escolar: atende cerca de 70 alunos da rede pública com reforço e atividades educativas; Adolescente em Arte e Ação: acolhe anualmente mais de 60 jovens em oficinas de percussão, violão, dança, teatro e outras expressões e Biblioteca Comunitária de Ítalo: aberta ao público, conta com mais de mil obras literárias no acervo.


Reconhecida oficialmente como Ponto de Cultura pelo Governo do Estado da Bahia, a Casa do Sol adota uma metodologia participativa e comunitária, com foco na cultura, cidadania e educação popular. A Feira, nesse contexto, é fruto de um processo coletivo e conta com o envolvimento direto de moradores, famílias, educadores, voluntários, doadores, artistas locais e prestadores de serviço, além do apoio de comerciantes e parceiros da região. A Casa do Sol está aberta a novas parcerias e doações que contribuam para fortalecer suas ações educativas e culturais.


bottom of page