top of page

Caixa concede Selo Gestão Sustentável ao município de Feira de Santana (BA)

​Superintendente de Rede da CAIXA, Rafael Miranda, e o prefeito José Ronaldo, acompanhados de suas equipes, durante a entrega do selo (Foto: Cedida / Prefeitura de Feira de Santana)
​Superintendente de Rede da CAIXA, Rafael Miranda, e o prefeito José Ronaldo, acompanhados de suas equipes, durante a entrega do selo (Foto: Cedida / Prefeitura de Feira de Santana)


O município de Feira de Santana (BA) recebeu no último dia 29/12, o Selo CAIXA Gestão Sustentável. A iniciativa do banco reconhece municípios que apresentam boas práticas de governança e responsabilidade socioambiental e climática na administração pública. Com 62 pontos na avaliação dos indicadores, Feira de Santana foi contemplada com o selo Cristal, primeira graduação da certificação. A entrega contou com a presença de representantes da CAIXA, do prefeito José Ronaldo de Carvalho, do vice-prefeito, secretários e vereadores do município.


Com o Selo CAIXA Gestão Sustentável, o município de Feira de Santana passa a contar com condições diferenciadas na contratação de operações de crédito com o banco, como o FINISA Verde e FINISA Transformação Digital. Representando a CAIXA, o superintendente Rafael Miranda enfatizou a satisfação que a instituição tem em conferir o selo à Prefeitura de Feira de Santana. “É um reconhecimento nacional. Na Bahia, somente cinco municípios possuem esta certificação, sendo que Feira de Santana é a única de seu porte”, disse.


Para conceder o selo, a CAIXA avalia 22 indicadores, distribuídos em quatro categorias: ambiental, social, governança e climático. Os municípios que somam de 60 a 69 pontos recebem o selo Cristal; de 70 a 79 pontos, o Topázio; de 80 a 99 pontos, o Safira; e acima de 100 pontos, o Diamante. Os dados são coletados de fontes públicas, sistemas governamentais e não governamentais, além de informações autodeclaradas pelo município.


Selo CAIXA Gestão Sustentável - O Selo CAIXA Gestão Sustentável tem o propósito de apoiar os municípios a alcançarem as metas da Agenda 2030 das Nações Unidas. A Agenda incentiva a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) com ações de combate à pobreza, proteção do meio ambiente e do clima, assegurando que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de maior qualidade de vida.


Quando o município utiliza de maneira responsável os recursos financeiros e ambientais, promove o aumento do bem-estar e da qualidade de vida de seus cidadãos, associados ao desenvolvimento urbano sustentável. A adesão do município à sistemática é voluntária e o selo, uma vez conferido, tem validade de dois anos. As prefeituras interessadas podem procurar ao atendimento de governo da CAIXA em sua região. Confira a lista de municípios certificados.

 
 
bottom of page