top of page

Butantan firma parceria para desenvolver 1º tratamento específico para febre amarela


O Instituto Butantan (IB) anunciou uma importante parceria com a empresa norte-americana de biotecnologia Mabloc para o desenvolvimento e produção de um tratamento com anticorpos monoclonais voltado à Febre Amarela – a primeira terapia específica desse tipo para essa doença no Brasil.


Segundo o anúncio oficial, o medicamento, denominado MBL-YFV-01, será produzido pelo Butantan e visa tratar casos de febre amarela em áreas endêmicas, especialmente em pessoas que não foram vacinadas ou que sofrerem infecção aguda.


A iniciativa assume particular relevância ao considerar que, apesar da existência de vacina, não havia até então um antídoto ou tratamento dirigido especificamente à febre amarela o que deixa lacunas significativas no enfrentamento da doença, especialmente em surtos ou em regiões com cobertura vacinal insuficiente.


Conforme o Butantan, a parceria instituirá uma licença exclusiva para o instituto desenvolver, fabricar e comercializar a terapia em países de média e baixa renda, ampliando o impacto em saúde pública.


Do ponto de vista técnico-científico, a Mabloc utilizou sua plataforma de inteligência artificial para identificar o anticorpo, que em testes pré-clínicos conseguiu reduzir a viremia e impedir o desfecho grave da infecção em modelos animais. O Butantan, por sua vez, contribuirá com sua estrutura de produção de imunobiológicos e expertise em ensaios clínicos.


A estratégia do Butantan reflete uma orientação mais ampla de seu portfólio para doenças negligenciadas, alinhando ciência, inovação e impacto social. Ao assumir a liderança manufatureira no país, o instituto fortalece sua posição como polo nacional de imunobiológicos e terapias avançadas.


bottom of page