top of page

Baianos celebram o dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia

Foto: Igor Santos/Secom PMS.
Foto: Igor Santos/Secom PMS.

Nesta segunda-feira (8/12), Dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia, milhares de fiéis participaram de procissão, missas e celebraram a devoção à padroeira da Bahia na igreja Basílica Santuário, no Comércio. A data também celebra Oxum, orixá das águas doces e do cuidado, cuja simbologia está presente fé e devoção dos baianos. “O misticismo na Bahia é uma expressão profunda do sincretismo religioso brasileiro, onde as tradições do Candomblé e do Catolicismo se entrelaçam de forma única e vibrante, principalmente na Bahia”, disse o historiador Marcos Sampaio.


Segundo ele, o calendário de festas na Bahia é repleto de celebrações que exemplificam esse misticismo e sincretismo. “A mistura cultural e espiritual está sempre presente nas nossas festas populares”, observou, contando que um dos pontos mais aguardados da homenagem à Conceição da Praia é a procissão pelas ruas do Comércio. “É quando de fato, os fiéis participaram do Ofício da Imaculada Conceição e da Bênção do Santíssimo Sacramento”, explicou.


A festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia é uma das mais antigas do Brasil, por isso o 8 de dezembro reúne milhares de pessoas nas ruas do Comércio para celebrar a padroeira da Bahia. A programação segue durante todo o dia com missas, rosário e ladainha e encerramento fica por conta da tradicional Missa da Amizade, dedicada às famílias e devotos da santa.


 
 
bottom of page