top of page

Bahia reduz em 11,6% a fome grave e atinge menor índice dos últimos três anos

FOTO: Amanda Ercília/GOVBA
FOTO: Amanda Ercília/GOVBA

As políticas de enfrentamento à insegurança alimentar e nutricional coordenadas pelo Governo da Bahia resultaram, em 2025, na menor taxa de pessoas em situação de fome grave dos últimos três anos. Balanço apresentado pelo Programa Bahia Sem Fome aponta redução adicional de 11,6% na insegurança alimentar grave ao longo do ano.


Desde 2023, quando o estado iniciou ações emergenciais em parceria com o Governo Federal, o número de pessoas em fome grave caiu de 1,9 milhão para cerca de 760 mil, segundo dados do IBGE, representando redução de 60%. Somente em 2025, o governo estadual aportou cerca de R$ 1,8 bilhão em ações como distribuição de alimentos, cozinhas comunitárias, alimentação escolar e apoio às gestões municipais.


Entre as iniciativas executadas em 2025, destacam-se a implantação de 150 cozinhas comunitárias em 95 municípios, por meio do edital Comida no Prato, com atuação de cerca de 120 organizações da sociedade civil e atendimento a aproximadamente 30 mil pessoas até dezembro. A Campanha de Arrecadação e Doação de Alimentos entregou 500 toneladas de alimentos e distribuiu 150 mil cestas básicas em municípios afetados por seca ou enchentes.


O estado também ampliou a adesão ao Sistema Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), com a inclusão de mais 93 municípios em 2025, totalizando 189 cidades cadastradas, o equivalente a 40% dos municípios baianos. As políticas vinculadas ao sistema atendem cerca de 5,6 milhões de pessoas em toda a Bahia.


Além das ações emergenciais, o governo estadual mantém uma rede integrada de equipamentos de combate à fome, que inclui Mercados Populares, Restaurantes Populares, tecnologias de acesso à água, Centros de Referência de Assistência Social e para a População de Rua, Bancos de Leite, Armazéns da Agricultura Familiar e Centros Públicos de Economia Solidária, com foco em garantir autonomia, dignidade e segurança alimentar à população.

bottom of page