top of page

Bahia expande tramitação eletrônica com a chegada do SEI a Lapão

  • 17 de jun.
  • 2 min de leitura
Prefeito de Lapão, Márcio Antônio Messias da Silva. Foto: Ascom Lapão.
Prefeito de Lapão, Márcio Antônio Messias da Silva. Foto: Ascom Lapão.

A Bahia conquistou a terceira posição nacional em número de municípios que utilizam o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A ferramenta, que elimina o uso de papel na administração pública, foi lançada oficialmente em Lapão, no centro-norte baiano, nesta quarta-feira (17). Com essa nova adesão, o projeto SEI Bahia Municípios já soma 17 cidades integradas ao sistema. A iniciativa é coordenada pela Secretaria da Administração (Saeb), em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Prodeb, contando também com o apoio do Campus Irecê do IFBA para a implantação em Lapão.


Durante o evento, o prefeito de Lapão, Márcio Antônio Messias da Silva, destacou que a implantação do SEI otimizará o tempo dos servidores, permitindo que se dediquem a planejar a gestão pública e a propor projetos inovadores. "A população espera que a prefeitura realize seus sonhos, e temos certeza de que realizaremos muito mais na era digital", pontuou.


Antoniel Pinheiro de Barros, coordenador de Inovação Tecnológica da Saeb, ressaltou que o município agora integra a rede baiana que utiliza o sistema como ferramenta estratégica para desburocratizar a administração e aprimorar os serviços ao cidadão. Ele explicou que o sucesso do projeto está no protagonismo dos colaboradores: "Ao eliminarmos o papel e os carimbos, o servidor ganha tempo para pensar, produzir e atender melhor o público".


A secretária de Administração de Lapão, Carolina Teraoka, celebrou o marco regional. "É uma grande honra sermos o quarto município da região de Irecê a implantar o SEI. Trata-se de uma verdadeira renovação para o sistema administrativo e para a gestão pública", afirmou. A cerimônia de lançamento também contou com a presença do professor Leandro Oliveira, coordenador-geral do projeto Cidades Inteligentes – Municípios do IFBA Irecê, e de Robério Rocha, diretor-geral do IFBA Irecê.


Adotado pelo governo da Bahia desde 2017, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) — criado pelo TRF4 — transformou a gestão pública estadual com mais sustentabilidade, economia e eficiência. Agora, o projeto SEI Bahia Municípios leva esse aprendizado para o âmbito local, capacitando as prefeituras da região. O avanço é fruto de um esforço conjunto: enquanto o Ministério da Gestão e Inovação autoriza o governo estadual a ceder o uso do sistema e repassar os códigos-fontes aos municípios, a Prodeb fornece a infraestrutura tecnológica necessária, encarregando-se do suporte e da hospedagem de dados.



 
 
bottom of page