Bahia cria comitê para reforçar a avaliação e a eficácia das políticas estaduais
- Fernando Junior
- 18 de nov.
- 1 min de leitura

Uma portaria publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia instituiu um novo comitê voltado à avaliação de políticas públicas estratégicas no âmbito estadual.
O grupo, composto por representantes de diversas secretarias e órgãos, tem como missão promover a análise contínua das iniciativas governamentais, fomentando a cooperação técnica para a melhoria da gestão pública.
A estrutura desse comitê está alinhada ao sistema de planejamento do Estado e integrada ao novo Sistema Estadual de Avaliação de Políticas Públicas, recentemente lançado pela Secretaria do Planejamento.
Segundo os gestores, o comitê funcionará como um instrumento de “aprendizado institucional”: por meio da avaliação, serão identificados pontos de melhoria, e evidencia será produzida para orientar decisões e alocar recursos de forma mais eficaz.
Essa iniciativa reflete uma estratégia mais ampla da Bahia de consolidar uma cultura de avaliação permanente nas ações de governo, com foco em resultados e transparência para a sociedade.





