Bahia amplia ação emergencial após chuvas intensas: múltiplos municípios em situação crítica
- Fernando Junior
- 22 de nov.
- 1 min de leitura

A Bahia vive uma situação grave devido às fortes chuvas que atingem diversas regiões do estado, e o governo estadual está intensificando a atuação para apoiar os locais mais afetados. Equipes da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), do Corpo de Bombeiros Militar (CBMBA) e da Secretaria da Saúde (Sesab) foram acionadas para reforçar o monitoramento e as ações emergenciais.
Alguns municípios, como Araci, Mutuípe e Sítio do Mato, já decretaram Situação de Emergência devido aos impactos das chuvas. Bahia Em Araci, por exemplo, quase 900 pessoas ficaram desalojadas, e a ajuda humanitária do estado está prevista para chegar imediatamente.
As precipitações foram intensas a ponto de alagar diversas cidades, entre os municípios com registros de enxurradas estão Mairi, Amargosa, Uibaí, Ruy Barbosa, Irecê, Gandu, Santa Maria da Vitória, entre outros.
A Seinfra (Secretaria de Infraestrutura) também está envolvida, aguardando a estabilização do nível das águas para inspecionar e reparar rodovias danificadas, como a BA-575, cujo trecho foi interrompido após ser submerso pela água.
Para aumentar a comunicação com a população, o governo iniciou o envio de alertas via WhatsApp, com mensagens oficiais da Defesa Civil contendo orientações de segurança, contatos de emergência e recomendações para os moradores das áreas mais vulneráveis.





